Festival de Parintins homenageado na Assembleia Legislativa

By -

bois

A Assembleia Legislativa do Amazonas homenageou nesta terça feira (19), o cinqüentenário do Festival Folclórico de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) em sessão especial de propositura do deputado Bi Garcia (PSDB). A cerimônia que ocorreu no Plenário Ruy Araújo (ALEAM) contou com a presença de torcedores, autoridades locais, itens oficiais e diretorias dos bumbás.

A sessão foi presidida pelo 3°vice-presidente da Aleam, deputado Bi Garcia, que convocou os presidentes dos bumbás para composição da mesa, Adelson Albuquerque, do boi Garantido e Joilto Azêdo do boi Caprichoso.

Durante pronunciamento, Bi Garcia destacou a importância desta homenagem aos bois de Parintins. “Estamos em uma sessão histórica, são 50 anos do festival de Parintins, o 2° maior do mundo e o maior do Brasil. Precisamos proteger e cuidar com muito carinho deste evento. Essa sessão é para festejar, mas também para avaliar”. O deputado falou ainda sobre a importância do Festival no movimento da economia da cidade e na falta de infra estrutura para a recepção do turista que vai prestigiar a festa na ilha.

Entre os presentes, pesquisadores que contribuíram e muito com suas agremiações. “A história do Garantido se mistura à história de um ser humano fantástico, Lindolfo Monteverde, que fez seu boi brincar na rua e conquista corações até hoje” aplaude Fred Góes. Odinéia Andrade se emociona e dispara: “Parabéns a cada pessoa que colocou o boi Caprichoso no colo e fez sua história se agigantar, impulsionando-o ao que ele é até os dias de hoje.”

A solenidade foi marcada pela rivalidade sadia, com o plenário dividido entre o azul e o vermelho, na certeza de que há muito para ser comemorado.

O presidente do boi Garantido, Adelson Albuquerque, diz que “Não existe Amazonas sem Parintins e sem o seu festival exuberante”, já Joilto Azêdo, presidente do boi Caprichoso, destacou o papel de presidir uma agremiação tão importante: “Eu sinto o peso que carrego com imenso prazer, mas às vezes preciso lembrar que também sou humano.”

Ao final, o levantador de toadas do vermelho, Sebastião Jr, entoou duas canções do Garantido e David Assayag, levantador de toadas do boi Caprichoso, duas outras canções do bumbá azul.

Mario Dantas