Festejos de Nossa Senhora da Conceição contarão com ações de Saúde

By -

AA - 04-12-15 - SAMU (2)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai prestar apoio às comemorações de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, que serão realizados na próxima terça-feira, 8, em Manaus. A estrutura de Saúde envolvida contará com a atuação do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), da Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) e do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica.

Os festejos contarão com procissão pelas avenidas Sete de Setembro, Joaquim Nabuco, rua Saldanha Marinho, avenida Getúlio Vargas e encerra na avenida Eduardo Ribeiro, com a Missa Campal. “Essa grande mobilização da comunidade católica em nossa cidade terá o apoio da Prefeitura de Manaus assegurada em várias frentes de atuação da Saúde no município”, assegurou o secretário municipal Homero de Miranda Leão Neto.

AA - 04-12-15 - SAMU (1)

Para o atendimento de urgência, o SAMU-192 vai disponibilizar uma Unidade de Atendimento Básico (USB) durante o evento. Já o Visa Manaus contará com uma equipe de quatro fiscais para realizar as ações de fiscalização dos alimentos oferecidos ao público no local, enquanto o Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (DVAE) entrará com ações de prevenção a HIV/Aids – com a distribuição de material educativo, preservativos masculinos e femininos e lubrificantes –  e o combate ao Aedes aegypti, com ações educativas e ação de controle vetorial mecânica pela eliminação e tratamento em locais de infestação no percurso do evento.

FERIADO

A Semsa também informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192) manterá plantão para atendimento durante o ponto facultativo e o Feriado de Nossa Senhora da Conceição, 7 e 8 de dezembro, respectivamente. O plantão será mantido também na Maternidade Moura Tapajóz, localizada na avenida Brasil,  Compensa, zona Oeste, que exercerá suas atividades integralmente neste período.

MANAUS/AM - 04/12/2015 ATENDIMENTO DO SAMU FOTO: KARLA VIEIRA/ SEMCOM

MANAUS/AM – 04/12/2015
ATENDIMENTO DO SAMU
FOTO: KARLA VIEIRA/ SEMCOM

Os demais estabelecimentos municipais de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas, que realizam atendimento ambulatorial, suspenderão o funcionamento neste período, voltando ao atendimento normal na quarta-feira, 9 de dezembro.

Mario Dantas