Festa do Tucunaré e final do V Circuito de Pesca Esportiva movimentam Presidente Figueiredo

By -
figueiredo-festa-do-tucunare-1Hoje (31) e amanhã (1º), o município de Presidente Figueiredo, famoso por suas cachoeiras e seu ecoturismo, realiza a tradicional “Festa do Tucunaré” na Vila de Balbina – AM 240. Além do encerramento da última etapa do V Circuito de Pesca Esportiva de Presidente Figueiredo, outras atividades culturais irão movimentar a Vila, famosa pela Hidrelétrica de Balbina e que tem despontado como um importante polo de piscicultura no Estado.

Chegando à 25ª edição, a Festa do Tucunaré faz referência ao peixe que é conhecido como o ‘rei dos lagos’. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (SEMCULTE) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), vai premiar o pescador que conseguir fisgar o maior tucunaré nas águas do Lago de Balbina. A competição teve duas etapas realizadas em abril e julho deste ano, e agora chega à fase final.
figueiredo-festa-do-tucunare-3Na sexta-feira (31/07), no Centro Comercial de Balbina, diversas atrações sobem ao palco a partir das 20h, entre elas: DJ André, Banda MegaHits, Banda Garotos DuForró, Banda Forró na Moral e Gang do Forró. No sábado (1º/08), a Vila recebe os competidores para a grande final do V Circuito de Pesca Esportiva de Presidente Figueiredo. O torneio inicia às 7h, no Porto do Mirandinha (Vila de Balbina, AM 240). No mesmo horário, demonstrações de aeromodelismo serão apresentadas ao público, no aeroporto da Vila.
Na noite de sábado, no Centro Comercial de Balbina, será realizado o desfile das candidatas que concorrem ao título de Rainha do Lago 2015.  A festa de encerramento contará com a atração nacional Cavaleiros do Forró, além de outras apresentações: DJ Jairo, Junior e Banda e Uendel Pinheiro. Na fanpage “festadotucurane” é possível ter acesso a mais detalhes sobre o evento.
figueiredo-festa-do-tucunare-4O prefeito Neilson Calvante (PSB) vê o evento como uma forma de aquecer o turismo e o comércio local, além de apresentar outros potenciais da região. “Com a movimentação do nosso setor turístico, que é uma das principais atividades econômicas do município, o Circuito de Pesca Esportiva também surge como estratégia de desenvolver e apresentar um novo futuro que começa a se desenhar para Presidente Figueiredo. Há dois anos, iniciamos um grande projeto nas comunidades, voltado à criação de peixes em tanques escavados por famílias da nossa agricultura familiar. Hoje, estamos trabalhando para que Figueiredo, além da Terra das Cachoeiras, seja conhecido como a Terra do Peixe”, declarou.
 
V Circuito de Pesca Esportiva de Presidente Figueiredo
Chegando à 5ª edição, o Circuito se destaca em sua categoria e tem atraído competidores de várias regiões do Estado, movimentando o ecoturismo na região. Neste ano, a competição prevê três etapas, com duas já realizadas: 18/04/2015 – no Porto do Mirandinha (Vila de Balbina, AM 240); 04/07/2015 – no Porto da Comunidade Rumo Certo (Lago de Balbina, BR 174 – km 165); e agora a grande final, que acontece neste sábado (01/08), no Porto do Mirandinha.
figueiredo-festa-do-tucunare-2Os competidores realizaram suas inscrições no início da primeira etapa, em abril, participando das duas primeiras. Porém, segundo informou a organização do evento, interessados ainda podem se inscrever, mas sem direito à classificação final, que considera o somatório dos pontos de pelo menos duas das três etapas.  As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail:  semma_pf@hotmail.com ou diretamente no local.
Conforme o regulamento, a disputa limita a participação de pescadores profissionais e exige dos participantes inscritos – desde o início – a carteira de pescador amador atualizada. Os pescadores profissionais participam como ‘piloteiros’, orientando o competidor da sua equipe, mas não podem pescar.  O pescador pode escolher se participará sozinho ou em equipe (esta sendo formada por no máximo dois pescadores e um barqueiro).
O Circuito terá como critério a modalidade embarcada e os competidores só poderão utilizar iscas artificiais. Barcos, remos, motor, entre outros acessórios são de responsabilidade dos participantes. Aqueles que desrespeitarem qualquer item do regulamento serão automaticamente eliminados, para tanto devem seguir alguns itens obrigatórios: colete salva-vidas (tanto para o competidor como os barqueiros), vara, molinete, carretilha, fly e linha de mão.
figueiredo-festa-do-tucunare-5A medição dos peixes é realizada da seguinte forma, em cada etapa: o competidor apresenta à comissão técnica até três tucunarés para contagem dos pontos. O peixe é medido do comprimento da boca ao fim da cauda, e cada centímetro vale um ponto. A classificação final será feita pela média das duas maiores pontuações por etapa, sendo eliminada a de menor pontuação.
 
Respeito ao Meio Ambiente: Para garantir a segurança dos participantes e o respeito às normas e políticas ambientais, o concurso conta a participação fiscalizadora da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO).
Premiação: A grande premiação final será realizada ao final 3ª etapa, seguindo a ordem: 1º lugar (01 bote de alumínio, 01 motor 15 HP e 01 carreta); 2º lugar (01 motor 15 HP); 3º lugar (01 bote de alumínio). Durante o encerramento, também haverá o sorteio de 01 motor 15 HP para os pescadores da 3ª etapa e um motor rabeta de 6,5 HP para os barqueiros.

Roberto Brasil