Festa do Cupuaçu atraiu milhares de pessoas à Terra das Cachoeiras

By -

cupuacu-festa-figueiredo-1No último final de semana, Presidente Figueiredo recebeu em média 60 mil visitantes por dia, que vieram prestigiar a 25ª Festa do Cupuaçu e a XIX Feira Agroindustrial.

A Festa do Cupuaçu é um dos principais eventos da Terra das Cachoeiras e integra o calendário de grandes eventos regionais do Estado. Prova disso é que, a cada ano, vem atraindo milhares de visitantes dos municípios vizinhos, de Manaus e de outros estados. A primeira versão da festa aconteceu no início da década de 90 e, deste então, tem evoluído a cada ano.

 

cupuacu-festa-figueiredo-2Na edição de 2015, realizada entre os dias 4 e 7 de junho (quinta a domingo), mais de 100 mil visitantes se divertiram em Presidente Figueiredo, com vários shows musicais apresentados na Praça da Vitória e no Parque do Urubuí – principal cartão-postal da cidade –, além de aproveitar as belezas naturais do lugar e conhecer novidades durante a XIX Feira Agroindustrial e de Negócios. Foram mais de 20 atrações entre bandas locais e regionais, e os aguardados shows nacionais de Léo Magalhães e Sorriso Maroto.

cupuacu-festa-figueiredo-3Os hotéis e pousadas do município tiveram ocupação máxima e o comércio ficou aquecido. Isto porque além da programação da festa, muitos dos turistas aproveitaram para curtir o melhor de Figueiredo, um município rico em atrativos naturais e famoso pelo turismo de aventura. Nos balneários a movimentação foi intensa, e os turistas se divertiram nas cachoeiras, grutas, cavernas; e também, com a prática de esportes radicais como trilhas, boia-cross, rapel, rafting e caiaque.

cupuacu-festa-figueiredo-6Para garantir a segurança dos visitantes durante os quatro dias de festa, um forte esquema de segurança foi montado, reunindo um efetivo de mais 300 homens dos órgãos federais, estaduais e municipais. Trabalharam nas ações: Polícia Militar (Força Tática e Rocam), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Presidente Figueiredo, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Corpo de Bombeiros e SAMU de Presidente Figueiredo.

 

A Secretaria Municipal de Saúde também montou um esquema especial, com vários plantonistas e equipes de trabalho, de diferentes especialidades. Ao todo, mais de 470 atendimentos foram realizados durante a festa, com um baixo número de ocorrências graves. Na ocasião, o prefeito Neilson Cavalcante fez a entregue de duas ambulâncias novas para reforçar o tempo de resposta nas chamadas de emergências.

 

cupuacu-festa-figueiredo-5A Festa do Cupuaçu teve início na quinta-feira (4), no Parque do Urubuí, com um Luau para os visitantes e contou com um desafio de toadas entre David Assayag e Tony Medeiros. Os shows seguiram pela sexta-feira (5), com apresentação das bandas Kuka Fresca, Meu Xodó e do cantor Léo Magalhães. No sábado (6), as atrações musicais subiram ao palco ainda na manhã. A festa seguiu pela madrugada, com apresentações de Edu Guedes, Xote com Pimenta, Eduardo Dornellas, e o grupo de pagode Sorriso Maroto.

 

Com tempo aberto e águas refrescantes, a festa encerrou no domingo (7) na Corredeira do Urubuí com mais atrações, entre elas: Vai garotão, Júnior e Banda, DJ Jairo e 100% Abusado. “Com certeza, essa foi mais uma edição de sucesso e só temos a comemorar! Claro que há toda uma infraestrutura e logística muito grande envolvidas, e isso só foi possível graças ao trabalho de todos que contribuíram para que a Festa acontecesse. À população de Presidente Figueiredo, os nossos parabéns e agradecimentos!”, declarou o secretário de cultura e eventos, Jeconias Santos.

 

cupuacu-festa-figueiredo-4Para o prefeito Neilson Cavalcante, a Festa do Cupuaçu repetiu a boa performance dos anos anteriores, com a população e o comércio recepcionando bem os visitantes, e a movimentação da economia local. “Podemos garantir que a Festa do Cupuaçu deste ano, em Presidente Figueiredo, realizada pela Prefeitura, foi mais um grande sucesso de organização, animação e de público. Nosso a agradecimento em especial à população e a todos que trabalham para a realização desta grande festa!”, disse o prefeito. (Fotos: ANDRÉ AMAZONAS)

Roberto Brasil