Festa de Pentecostes leva católicos ao Sambódromo neste domingo

By -

Com o tema ‘Vem Espírito Santo, com Maria, cuidar da Amazônia’, a Arquidiocese de Manaus realiza, neste domingo, a tradicional festa de pentecostes da Igreja Católica. No evento, são esperadas cerca de 80 mil pessoas no Sambódromo de Manaus. O trânsito local será coordenado por agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

De acordo com o padre Geraldo Ferreira, coordenador do evento, o propósito é divulgar, junto com a festa, a preservação da Amazônia. “Com esse tema, nós pretendemos divulgar a ideia de cuidar da Amazônia e dos povos daqui, os índios, caboclos e ribeirinhos. É nosso dever”, afirmou.

Geraldo Ferreira explica, ainda, o significado da habitual celebração Católica para os fiéis. “Como acontece tradicionalmente, festa de pentecostes é uma tradição bíblica, que significa os 50 dias após a Páscoa, onde Jesus, depois da ressurreição, subiu aos céus e enviou o Espírito Santo, que para nós cristãos, é a terceira pessoa da Santíssima Trindade”, disse.

Esta é a 21°edição do evento, onde a entrada será 1kg de alimento não perecível, que será entregue na portaria do Sambódromo e doado aos imigrantes venezuelanos e também a ribeirinhos, como uma forma de ajuda social.

O evento começa às 17h, mas os portões estarão abertos a partir das 14h com um musical católico e o show da banda Raízes Caboclas.

Trânsito

A Prefeitura de Manaus informou que haverá alterações no trânsito, a partir das 14h. Os veículos que trafegam na Rua Lóris Cordovil – sentido Centro/bairro e que desejarem acessar a Avenida Pedro Teixeira deverão seguir pela Alameda do Samba e converter à esquerda, seguindo até a Pedro Teixeira.

Para os veículos que trafegam na Rua Lóris Cordovil, sentido bairro/Centro, a recomendação é seguir pela Avenida Belmiro Vianez, depois dobrar à esquerda na Avenida Pedro Teixeira e seguir até a Avenida Constantino Nery. Se o condutor quiser retornar para o bairro, deve acessar a Avenida Pedro Teixeira, dobrar à direita e depois acessar a Avenida Dom Pedro.

A Rua Flaviano Limongi será interditada a partir das 7h para estacionamento dos ônibus que transportarão os fiéis.

A Avenida Pedro Teixeira terá duas faixas nas proximidades do Sambódromo destinadas à circulação de pedestres e outras duas para circulação de veículos.

A Prefeitura informou que agentes operacionais do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) estarão nas vias do entorno do Sambódromo posicionados em pontos estratégicos para ordenar as interdições e desvios e garantir segurança no trânsito de pedestres e veículos.

(Do D24AM)

Roberto Brasil