Feriadão prolongado de Nossa Senhora da Conceição terá serviços da Prefeitura

By -

NOSSASENHORACONCEICAOO fim de semana prolongado em decorrência das comemorações de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas (ponto facultativo dia 7, segunda-feira, e no dia da festa dia 8, terça-feira), em Manaus, vai contar com o apoio da Prefeitura de Manaus na área de serviços públicos.

A estrutura de Saúde do município envolvida, no dia da festa, contará com a atuação do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), da Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) e do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica.

Os festejos contarão com procissão pelas avenidas Sete de Setembro, Joaquim Nabuco, rua Saldanha Marinho, avenida Getúlio Vargas e encerra na avenida Eduardo Ribeiro, com a Missa Campal.

Para o atendimento de urgência, o SAMU-192 vai disponibilizar uma Unidade de Atendimento Básico (USB) durante o evento. Já o Visa Manaus contará com uma equipe de quatro fiscais para realizar as ações de fiscalização dos alimentos oferecidos ao público no local, enquanto o Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (DVAE) entrará com ações de prevenção e o combate ao Aedes aegypti, com ações educativas e ação de controle vetorial mecânica pela eliminação e tratamento em locais de infestação no percurso do evento.

O que funciona no feriadão 

SAMU E UBSs

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192) manterá plantão para atendimento durante nesse período. O plantão será mantido também na Maternidade Moura Tapajóz, localizada na avenida Brasil,  Compensa, zona Oeste, que exercerá suas atividades integralmente neste período.

Os demais estabelecimentos municipais de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas, que realizam atendimento ambulatorial, suspenderão o funcionamento neste período, voltando ao atendimento normal na quarta-feira, 9 de dezembro.

CULTURA E LAZER 

O parque Cidade da Criança funcionará apenas no fim de semana. Das 10h às 20h. Na segunda-feira (7), o parque não funciona, pois é dia de manutenção e na terça-feira, não abrirá devido o feriado.

Já o Paço da Liberdade, no Centro, funcionará apenas no sábado das 9h às 16h. Voltando as suas atividades normais na quarta-feira.

GALERIAS POPULARES

As galerias dos Remédios e Espírito Santo, bem como do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, terão horários de funcionamento diferenciados durante o final de semana e feriado: a galeria Espírito Santo, na rua Joaquim Sarmento, funciona no domingo, 06, até as 14h00. Na segunda-feira, 07, funciona normalmente, de 08h às 18h. E na terça-feira, feriado, abre somente de 08h às 14h.

A Galeria dos Remédios funciona no domingo, 06, de 08h às 14h. Na segunda-feira, 07, abre suas portas em horário normal, de 08h às 17h. E na terça, as atividades encerram às 14h.

Já o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, funciona normalmente.  No domingo e no feriado, fechando suas portas às 14h. 

LIMPEZA PÚBLICA

As atividades de limpeza pública permanecem inalteradas no próximo dia 07 de dezembro, ponto facultativo. Os serviços de coleta de lixo domiciliar, mutirão de limpeza, jardinagem, corte, poda, varrição, capinação, articulação comunitária e limpeza de igarapés seguirão programação normal.

Já no próximo feriado do 08 de dezembro, parte dos serviços seguem ritmo de plantão – Departamento de Cemitérios e a coleta de lixo domiciliar. Os demais serviços de limpeza param e retornam na quarta-feira, 09.

 

Roberto Brasil