Feira do Tururi inicia o “esquenta” para o Boi Manaus 2014

By -
A Feirinha do Tururi na Arena da Amazônia continua no próximo dia 13

A Feirinha do Tururi na Arena da Amazônia continua no próximo dia 13

Quatro artistas animaram, nesta sexta-feira (10), a primeira noite da Feirinha do Tururi, que este ano retorna a seu lugar de origem, na avenida Constantino Nery, na área externa da Arena da Amazônia. Cerca de três mil amantes do boi bumbá dançaram ao som de Clécio Brasil, Klinger Araújo, Robson Junior e banda Carrapicho, que encerrou a noite com os sucessos do grupo interpretados pelo cantor Zezinho Correa. Além curtir as atrações, quem participou da festa teve a oportunidade de conhecer e comprar os tururis de seus artistas favoritos, e se preparar para participar do Boi Manaus 2014, evento que comemora os 345 anos da capital amazonense.

Coordenado pela Prefeitura de Manaus por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o Boi Manaus em sua 18a edição, este ano, apresenta novidades. A principal é o formato diferenciado com apresentações em três noites em locais diferentes, sendo a primeira, neste sábado, 11, na Avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, zona Leste da cidade. No próximo sábado, dia 18, a festa acontece na sua forma tradicional, no Sambódromo, encerrando no dia 23, com um grande show temático e artístico, na Arena da Amazônia.

feira-tururi-montagem1A nova configuração do evento  agradou os artistas que animaram a primeira noite da Feira do Tururi. “Temos que parabenizar a prefeitura por ter a sensibilidade de trazer a feirinha de volta as suas raízes, e tenho certeza de que o Boi Manaus 2014 será um sucesso com a novidade de levar a festa até a zona Leste, aproximando mais ainda o povo manauara do evento”, disse o levantador de toadas do garantido Robson Junior.

Para Klínger Araujo, que participa do Boi Manaus desde o inicio do festa em 1998, a cada ano a tradição ganha novas formas e pontos de vistas que contribuem para a manutenção da cultura do boi bumbás no Amazonas. “Adorei cantar com público aqui na Arena da Amazonas. O cenário é lindo, ficou mais aconchegante e emocionante porque lembramos da Copa do Mundo e das estrelas do futebol que passaram pelo local” , disse Kliger.  O artista também faz apresentação neste sábado, no Circuito Itaúba, a partir das 19h. O evento na zona Leste contará com mais 11 cantores que irão se apresentar nos trios ao longo da via.

feira-tururi-montagem3O diretor–presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, ficou satisfeito com o primeiro dia de festa. “Quando cheguei, logo vi que a festa será um sucesso por todo este mês de outubro. O número de pessoas que prestigiou o evento na primeira noite mostra o quanto essa cultura é forte e deve ser mantida em Manaus. Estou com excelentes expectativas para a festa, disse o Monteiro.

O diretor de cultura da Manauscult, Zezinho Cardoso, destacou a estrutura de palco e stands disponibilizados para a Feira do Tururi e lembrou que a festa em frente da Arena da Amazônia será diária. “Nós só não teremos apresentações aqui no Circuito Feirinha no dia 11 e dia 18, quando teremos o Boi Manaus na Itaúba e no Sambódromo. Nos demais dias, até 21 de outubro, serão quatro atrações todas as noites”, disse Cardoso.

feira-tururi-montagem2Este ano, 42 artistas participam do Boi Manaus, com quatro estreantes no evento: Felipe, Jardel del, Luanita e Germano.

A Feirinha do Tururi na Arena da Amazônia continua no próximo dia 13. A programação em comemoração aos 345 de Manaus encerra no dia 24, na Eduardo Ribeiro com o show de Fabio Jr, às 19h.

O Circuito Feirinha também conta com a atuação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que faz a distribuição de preservativos e alerta sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) com a campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e da Guarda Municipal que auxilia na segurança.

Roberto Brasil