FDT dá início ao Curso de Cuidador de Idosos

By -
São 200 horas de aulas teóricas e 100 práticas

São 200 horas de aulas teóricas e 100 práticas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), realizou na noite desta segunda-feira, 6, a aula inaugural da sexta turma do Curso de Cuidador de Idosos ‘Cuidadoso’, no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), na rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças. No total, 97 pessoas participam do curso, que tem como objetivo dar aos alunos informações e conhecimentos fundamentais para o trato adequado do idoso.

Com uma carga horária de 300 horas, sendo 200 horas de aulas teóricas e 100 práticas, o curso está sendo realizado pela terceira vez em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal (Espi). O conteúdo teórico é dividido em seis módulos, abrangendo vários aspectos biológicos e psicológicos do envelhecimento e do cuidado com o idoso: primeiros-socorros, nutrição, higiene pessoal, prevenção de quedas e acidentes domésticos, acompanhamentos a visitas médicas, enfermagem, cidadania e outros detalhes do universo do idoso.

curso-cuidador-idoso-02A diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, destaca a importância da parceria com a Fundação Doutor Thomas. “Esse é o terceiro curso realizado em conjunto, e nós só temos a agradecer, pois a cada turma evoluímos cada vez mais na capacitação e só quem ganha são os participantes”, disse.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Cruz, existe uma grande importância em capacitar pessoas para cuidar de idosos. “Há no Brasil cerca de 26 milhões de pessoas acima de 60 anos, mostrando que 13% da população faz parte da terceira idade, o que torna essencial a preparação de profissionais qualificados para fornecer melhor atendimento para este público. Portanto, é imprescindível a capacitação de cuidadores aptos a entenderem o processo de envelhecimento e suas adaptações”.

curso-cuidador-idoso-03Para a professora Lâmia Leão,43, que decidiu mudar de profissão e fazer o curso de cuidador essa uma grande oportunidade para adquirir novos conhecimentos. “Eu sempre cuidei dos idosos da minha família e agora quero aperfeiçoar isso e transformar em uma profissão”, disse.

As aulas do curso serão ministradas na sede da Espi, na Av. Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D, Parque das Laranjeiras. Após receberem os certificados, os contatos dos alunos são incluídos no site do Cuidador (www.cuidaidoso.com.br), no qual os familiares podem ver e escolher o perfil do profissional que melhor se encaixa para o acompanhamento do idoso que necessita dos cuidados.

Roberto Brasil