FCecon realiza exames para detecção de câncer de próstata para homens entre 50 e 70 anos

By -

atendimento-matriz-novembro-azul01A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realiza a partir das 08h, no próximo dia 26 (sábado), na sede da instituição – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus, uma ação alusiva à campanha Novembro Azul, que prevê o atendimento de 100 homens, com idade entre 50 e 70 anos, para a realização de exames de rastreio do câncer de próstata. 

Estão inclusos no processo avaliações clínicas e testes de PSA (Antígeno Prostático Específico, feito através da coleta e análise sanguínea). Segundo o diretor-presidente da unidade hospitalar, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, durante as consultas os pacientes serão submetidos ao exame de toque retal, essencial no processo. 

A atividade será coordenada pelo urologista e pesquisador Cristiano Paiva, com o auxílio da Liga Acadêmica de Urologia. O cadastro para a ação será feito com a antecedência, entre os dias 11 e 25 deste mês, no setor de Comunicação Social da Fundação Cecon (2o andar), das 9h às 12h, excluindo os feriados e finais de semana. 

Os interessados devem ir pessoalmente ao hospital, com documento de RG para efetuar a reserva. Na data de atendimento, no entanto (26/11), serão necessários o RG e o Cartão Nacional do SUS.  

Campanha Novembro Azul 

O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos mais incidentes no mundo entre os homens e o segundo que mais acomete essa população no Brasil. No Amazonas, a doença figura em primeiro lugar entre os tipos de cânceres entre os homens. A campanha levou em consideração o Dia Nacional de Combate à doença, lembrado em 17 de novembro.

Roberto Brasil