Fazenda deverá divulgar limite para empréstimos de estados até o fim da semana

By -

emprestimoAté o fim desta semana, a equipe econômica deverá divulgar o quanto os 26 estados e o Distrito Federal podem pegar emprestados no sistema financeiro este ano. A promessa foi feita pelo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, a 20 governadores e cinco vice-governadores que se reuniram com ele na noite dessa segunda-feira (1º).

“Em relação à retomada das operações de crédito, o ministro [Barbosa] disse que até o fim da semana deve definir o montante de recursos globais tanto para financiamentos internos quanto para financiamentos externos”, disse o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), ao sair do encontro de mais de uma hora.

Segundo os governadores, o ministro também se comprometeu a dar uma posição sobre a renegociação da dívida dos estados a partir da próxima semana, mas não forneceu uma data fixa. Apesar da mudança do indexador da dívida dos estados, que entrou em vigor no fim do ano passado, os governadores querem condições melhores para pagar os débitos com a União, como o alongamento de prazos e a regularização do uso de depósitos judiciais para investimentos. *Agência Brasil

Roberto Brasil