Famílias de agricultores recebem qualificação

By -

Famílias de agricultores recebem qualificação. Fotos: Assessoria.

Famílias de agricultores do Ramal do Pau Rosa, Km 21 da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista, receberam um curso de Administração Rural. As aulas foram ministradas no decorrer desta semana, na Escola Municipal Neuza dos Santos Ribeiro. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Essa foi a primeira turma da parceria entre a Semtrad e o Senar e a ação será estendida até o fim deste ano, na Zona Rural de Manaus. A segunda turma inicia no dia 26 de setembro, a terceira no dia 7 de novembro e a quarta e última no dia 11 de novembro. Os locais serão divulgados, posteriormente, à medida em que forem definidos.

Durante a abertura do curso, a secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, agradeceu a equipe do Senar em terem aceitado o pedido na qualificação das famílias agricultoras que vivem na zona Rural. “Estamos felizes por cumprir uma das missões da secretaria que é levar conhecimento aos microempreendedores ou àqueles que buscam ter essa qualificação para aprimorar seus negócios”, disse.

Famílias de agricultores recebem qualificação. Fotos: Assessoria.

A representante do Senar, Dienes Alves, destacou o objetivo da instituição na parceria com a Semtrad. “Viemos para somar e ajudar a famílias a aumentarem sua produção e não temos a pretensão de ensinar aquilo que elas já sabem. A nossa meta é que as famílias possam adquirir conhecimento extra para compartilhar a informação com outros moradores”, pontuou.

Experiência

A agricultora Antônia Nilda Amorim dos Anjos, 58, soube do curso por meio de uma reunião que participava na escola Maria Adelaide, e avisou para a filha Raquel Cristina Amorim dos Anjos. “Minha filha sempre quis aprender novas técnicas de produção e a participação no curso foi uma importante experiência”, disse.

Como não tinha com quem deixar o filho, Cristina Amorim, resolveu levá-lo às palestras recebendo todo o auxílio dos organizadores. “Tivemos um tratamento excelente por parte dos professores e organizadores e mesmo ao lado do meu filho, consegui obter um importante aprendizado”, afirmou.

Questionada sobre sua visão como empreendedora, Raquel disse que o curso vai lhe ajudar a “sair do vermelho”. “Com este curso eu quero sair do vermelho, quero aprender bastante e poder ensinar também. Tenho dois filhos, quero crescer, evoluir, e deixar uma herança para eles”, concluiu.

Mario Dantas