Falabellas encrencados no interior

By -
Fernando e Eurico Falabella

Fernando e Eurico Falabella

Os prefeitos eleitos de São Sebastião do Uatumã e o de Urucará (Baixo Amazonas), Fernando e Enrico Falabella, respectivamente (ambos do PMDB) podem sofrer processos eleitorais e terem os diplomas cassados ou os mandatos impugnados, futuramente.

Fernando Falabella (eleito em São Sebastião do Uatumã) está em vias de ter sua prestação de contas, anterior, rejeitada pela Câmara Municipal de Vereadores do Município, se seguirem o parecer do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas – TCE/AM, o que o torna inelegível. A prestação de contas ainda não foi levada a plenário porque o presidente da Câmara de Vereadores de São Sebastião do Uatumã, Nai Cursino (PP) decidiu não colocar em pauta a leitura das contas de Falabella. Nesse sentido, o juiz da comarca local, legalmente provocado, determinou o prazo de, até o dia 28/11/2016, para que o vereador Presidente Nai Cursino levasse a julgamento as contas de Fernando, o que foi desobedecido pelo vereador, obrigando o juiz a afastá-lo da presidência.

Já Enrico Falabella, (eleito em Urucará) teve a prestação de contas eleitoral de 2012 desaprovadas pela justiça eleitoral. Nessa eleição de 2016, Enrico, mais uma vez, teve a prestação de contas desaprovadas pela juíza eleitoral, infringindo as regras eleitorais de forma insanável segundo o MPE. Assim, deve sofrer processo para cassação de seu diploma ou para impugnação do mandato eletivo.

Dessa forma, já no próximo ano, não se pode descartar novas eleições nesses municípios.

Mario Dantas