Faculdade promove palestra sobre papel do contador no combate à corrupção eleitoral

By -

img_5378-ok

“O papel do contador no combate à corrupção” é o tema da palestra promovida na próxima terça-feira, 27, às 19h, pela faculdade DeVry | Martha Falcão, em comemoração do Dia do Contador, celebrado no último dia 22.

Para o evento foram convidados o professor Geovanni Silva, da Papiro Contábil; o contador e empresário Joao Paulo Beltrao Duarte, da Consag – Consultoria e Apoio à Gestão Ltda; e o  técnico judiciário José Mário Chaves Gomes de Oliveira, assistente da Secretaria de Contas Eleitoriais Partidárias do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que discorrerão sobre o assunto.

img_20160808_190754904_ok

“A nova lei eleitorial foi um salto de qualidade nas campanhas eleitorais, devido à situação que encontramos no País: ela estabeleceu um marco regulatório na prestação de contas das campanhas, o que torna o contador mola propulsora auxiliar do Poder Judiciário no combate à corrupção eleitoral”, afirmou a professora Lucilene Viana, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da instituição.

A professora ressalta ainda que, além de significar um avanço do ponto de vista de controle e transparência para a sociedade, a nova legislação eleitoral é uma conquista da classe contábil brasileira, já que anteriormente o profissional não tinha participação efetiva na prestação de contas eleitoais. “A responsabilidade no acompanhamento diário dessas informações junto ao TRE e toda a movimentação contábil dos candidatos durante a campanha passou a ser de obrigatoriedade de um contador”, explicou.

O evento será aberto ao público interessado e contabilizará 20h de atividades complementares aos participantes.

Data

O Dia do Contador foi criado em  1945 pelo então presidente Getúlio Vargas, por ocasião da criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no País, Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Anteriormente,  a formação era de caráter eminentemente técnico.

Mario Dantas