FAÇA POR MERECER

By -

Jefferson-Praia-banner-500x167_lateralCada oportunidade que se apresenta no mercado de trabalho deve ser encarada como se fosse a última que você terá em sua vida. Valorize o emprego que lhe for oferecido ou aquele que você o conquistar e dê o seu melhor, independente se você irá gostar ou não.

No filme O Resgate do Soldado Ryan, o capitão John Miller (Tom Hanks) recebe uma missão: resgatar um soldado, atrás das frentes inimigas, que se tornou o único filho após três dos seus irmãos terem sido mortos. Em um dos momentos do filme acontece uma cena que me chamou bastante atenção: ao encontrarem o soldado Ryan, o capitão John Miller recebe um tiro fatal; antes de morrer ele diz ao soldado Ryan “faça por merecer”. Nunca mais esqueci essa frase. Na vida surgem muitas situações nas quais devemos nos empenhar de corpo e alma para merecê-las.

Quantas oportunidades de trabalho aparecem em sua vida? Uma, duas, várias? Você as valoriza? Entendo que por mais simples que seja o trabalho que lhe é oferecido, você deve dar o seu melhor; mostre que está preparado para qualquer missão, por mais que sempre busque uma posição mais relevante dentro da empresa. Acredito que é mais aconselhável não aceitar a proposta de trabalho se não for para se empenhar como o esperado pelo seu empregador.

Em certa ocasião, quando eu ocupava um cargo de direção em uma determinada organização, um dos cargos importante iria ficar vago e eu teria que escolher alguém da minha equipe para preenchê-lo. Pessoas que nunca se mostraram dedicadas ao trabalho, ao longo do tempo em que estavam na empresa, passaram a ter um desempenho muito melhor visando ocupar a referida vaga. No entanto, já era tarde demais para deixarem suas marcas. A pessoa escolhida vinha se dedicando desde quando entrou na instituição.

Outro dia, assisti a uma palestra de um empresário que veio do seio de uma família muito pobre e, hoje, é bem sucedido. Ele disse a seguinte frase: “Procurei sempre conquistar a simpatia daqueles para quem eu trabalhava. Sempre me empenhei como se o negócio fosse meu. Resultado: no meu segundo emprego, o proprietário da empresa ofereceu-me uma pequena parte da sociedade em troca do meu trabalho. A empresa cresceu tanto que no momento em que decidi sair, eu tinha um capital para abrir meu próprio negócio.” Esse aproveitou a oportunidade oferecida e se deu bem.

Portanto, sempre faça o melhor! Dedique-se ao máximo! Seja ético e honesto! Leve a sério as oportunidades de trabalho que você aceitar, pois estará sendo observado.

Roberto Brasil