Exposição ‘Olhar que te olha’ tem circuito especial de visitação para pessoas com deficiência visual

By -

olhar-que-te-olha_foto-divulg

A exposição “Olhar que te olha”, de autoria da fotógrafa Dani Cruz, está aberta ao público desde o mês de agosto, com excelente receptividade do público, na Galeria do Largo, localizada no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus.

Com visitações de terça a domingo, das 13 às 19h, e entrada gratuita, a mostra, teve sua data de encerramento prorrogada para 25 de setembro e, agora, com uma novidade: no local foi implantado um circuito especial de visitação para pessoas com deficiência visual.

Há cinco exposições, a Secretaria de Cultura realiza o trabalho de visitação especial para deficientes visuais. “Essa segunda etapa das exposições tem como objetivo incluir as pessoas com deficiência visual, que não podem vê-la, mas poderão ouvi-la, por meio do recurso da descrição. Os monitores do local são treinados para acompanhar os cegos e direcioná-los às obras com audiodescrição. O trabalho de visitação especial é profissional e é realizado pela Biblioteca Braile e supervisionado pela Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência, dentro da Biblioteca Braile”, declarou Sandra Praia, diretora da Galeria do Largo.

galeria-do-largo_foto-divulg

Em Manaus, a Galeria do Largo é o único local em que as pessoas com deficiência visual tem a possibilidade de ter contato com obras de arte, como qualquer outra pessoa, demonstrando, com isso, a preocupação do Governo do Amazonas com a inclusão cultural da população.

A exposição tem como objetivo decifrar o verdadeiro ser humano por trás da aparência. “Fiquei encantada com essa experiência, pelas histórias que eu ouvi e senti, e vi que um olhar transmite muitas coisas, mas é preciso olhar com os olhos de um cego que, ao não enxergar, consegue sentir a essência do próximo”, afirma a fotógrafa Dani Cruz.

Workshop – Fotografia de Viagens – Marcando o encerramento da Exposição “Olhar que te olha”, Dani Cruz, receberá o público para um “Encontro com a Artista”, no qual irá abordar o tema “Dicas para melhorar suas fotografias de viagem”, no domingo (25), das 15h às 17h,  com 40 vagas disponíveis, por ordem de chegada na Galeria do Largo.

“As pessoas sempre vêm me mostrar fotos de viagens e me pedem dicas de como poderiam melhorá-las. Daí eu vejo que as pessoas poderiam realmente aproveitar bem melhor os recursos que possuem, apenas ajustando alinhamento, posicionamento, observando a luz etc. Por isso, vou dar algumas noções importantes para o público, mesmo para quem não é profissional”, declarou Dani Cruz.

Áida Fernandes