Executivo, Legislativo e Judiciário lançam Rede Ouvir-AM na segunda-feira (16)

By -

REDE-OUVIR_LANcAMENTORepresentantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário lançarão na segunda-feira, 16, a Rede Amazonense de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir-AM). A parceria será oficializada por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções, às 10h, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O evento terá a presença do governador do Estado, José Melo (PROS).

A Rede Ouvir-AM é uma iniciativa da Ouvidoria-Geral do Estado em conjunto com cinco órgãos parceiros: Aleam, Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Ministério Público do Estado (MP-AM), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 11ª Região. Ao todo, cerca de 30 ouvidorias farão parte do projeto, incluindo as ouvidorias da esfera estadual como as Secretarias de Saúde (Susam), Segurança (SPP-AM) e Educação (Seduc).

O projeto vai inaugurar um novo serviço de atendimento ao público por meio de uma rede integrada de ouvidorias.

A expectativa da ouvidora-geral do Estado, Zanele Rocha, é consolidar um sistema de cooperação mútua entre as ouvidorias. “O resultado desse trabalho em conjunto entre os órgãos será maior celeridade e eficiência nos processos demandados pela população. O tempo de resposta será reduzido porque os assuntos serão encaminhados às ouvidorias pertinentes”, afirma.

De acordo com o ouvidor da Aleam, deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), cada órgão envolvido na Rede Ouvir-AM manterá sua autonomia para administrar as demandas. “As ouvidorias ficarão muito mais fortes. Esta será a grande vantagem da rede: unir forças para chegar o mais próximo possível da população e gerar resultados concretos”, avalia.

Roberto Brasil