Estudos para criação da Universidade Rural do Estado estão em fase conclusiva, anuncia Tony Medeiros

By -
Dep. Tony Medeiros

Dep. Tony Medeiros

O deputado estadual Tony Medeiros (PSL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) esta semana para informar que os estudos realizados pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para a criação da Universidade Rural do Estado estão em fase conclusiva. O parlamentar disse estar orgulhoso de ter encaminhado ao Governo do Estado a indicação para a criação desse novo sistema de interiorização do ensino superior que irá atender as comunidades rurais do Estado.

“Imagine 1.800 comunidades, nos lugares mais distantes deste Estado, dar a oportunidade para a população rural de fazer o seu curso superior na própria comunidade. Parecia impossível. Muito se fala no setor primário, em mais investimentos, mas se não prepararmos culturalmente essa população rural dificilmente nós faremos essa transformação tão sonhada no meio rural”, disse.

O deputado estadual reconheceu a interiorização que vem sendo feita tanto pela UEA quanto pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mas lembrou que apesar deste esforço, os estudantes oriundos das comunidades rurais precisavam ainda se deslocar para as cidades-polo, deixando assim de colaborar com as atividades agrícolas desenvolvidas pelas famílias.

Tony Medeiros ressaltou ainda que a Universidade Rural, ao utilizar a estrutura já usada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) nos cursos tecnológicos, terá um total de 3.800 salas de aula, localizadas nos locais mais distantes do Estado, incluindo aldeias indígenas. Inicialmente, segundo ele, três serão os cursos disponibilizados: produção de alimentos, produção pesqueira e agroecologia.

“Isso tudo é a base do setor primário, que tanto buscamos. Sinto-me feliz , muito realizado em dizer que posso esquecer todos os avanços que pude participar neste mandato, mas que eu trago dentro de mim, para o resto da minha vida, o orgulho sim de ter lutado e conseguido a Universidade Rural e a oportunidade para os irmãos das comunidades rurais”, concluiu.

Roberto Brasil