Estudantes de Benjamin desfilam em comemoração ao 5 de setembro

By -
Alunos de sete escolas municipais e três escolas estaduais participaram do desfile

Alunos de sete escolas municipais e três escolas estaduais participaram do desfile

Cerca de três mil alunos de escolas das redes municipal e estadual de ensino participaram na manhã de hoje (05) do desfile cívico em comemoração à elevação do Amazonas a categoria de província na cidade de Benjamin Constant, a 1.116 km de Manaus, região do Alto Solimões. O desfile deste ano contou com a participação de pouco mais de 200 alunos da Escola Municipal Indígena Marechal Rondon da etnia Ticuna, da Comunidade Indígena de Feijoal distante a 65 km da sede do município, cuja a fanfarra foi a principal atração do desfile.

benjamin-desfile-5-setembro3O desfile iniciado pouco depois das oito horas após o hasteamento da bandeira pela prefeita Iracema Maia, contou com a participação de alunos de sete escolas municipais e das três escolas estaduais sediadas na cidade.

O desfile foi aberto pela fanfarra da Escola Municipal Indígena Marechal Rondon, cujos integrantes e organizadores se esmeraram no figurino e apresentação, dando alguns momentos suporte para o desfile de outras escolas.

benjamin-desfile-5-setembro1Em seguida foi a série de apresentações das escolas municipais, aberta pelos alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Chagas de Almeida, seguida pela Escola Municipal do Cesbi, Escola Estadual Rosa Cruz, Professora Graziela Correa de Oliveira, Escola Estadual Raimundo Cunha, Escola Estadual Imaculada Conceição e fechando por último a Escola Municipal Marechal Rondon que trouxe aspectos da cultura Ticuna com seus integrantes desfilando em trajes tradicionais indígenas.

benjamin-desfile-5-setembro5Segundo o cacique José Demétrio de Almeida foram pouco mais de 200 estudantes indígenas trazidos de Feijoal para o desfile, retornando após o desfile para a comunidade.

Para a prefeita Iracema Maia o desfile foi perfeito nos mínimos detalhes. Ela destacou a participação dos estudantes indígenas de Feijoal que no ano passado haviam solicitado da Prefeitura a inclusão da escola no desfile de 5 de Setembro.

benjamin-desfile-5-setembro4O desfile foi acompanhado por centenas de pessoas, a maioria pais dos alunos que acompanharam sob um forte calor a parada cívica em comemoração da elevação do Amazonas.

Roberto Brasil