Estudantes amazonenses participarão do revezamento da Tocha Olímpica em Manaus

By -
Milena Coelho Leal e Rayanna Leite da Costa são estudantes do 9º ano

Milena Coelho Leal e Rayanna Leite da Costa são estudantes do 9º ano

Milena Coelho Leal, 13, e Rayanna Leite da Costa, 15, ambas estudantes do 9º ano do ensino fundamental do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Marcantonio Vilaça II (CMPM II), localizada no bairro Cidade Nova, participarão do revezamento da Tocha Olímpica. O evento, que pretende mobilizar 200 pessoas na condução do símbolo olímpico ocorrerá nos dias 19 e 20 junho em Manaus.

As estudantes da rede pública estadual conquistaram o privilégio de conduzir a Tocha ao serem premiadas no concurso de redação “O Brasil e os Jogos Olímpicos” promovido pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e regionalmente coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A escola das estudantes – Ceti Marcantonio Vilaça 2 (CMPM II) – foi a instituição de ensino no Amazonas selecionada para participar do concurso. A escolha da unidade de ensino pelo MEC teve como parâmetro o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino fundamental (anos finais) da instituição, que registrou 6.2 em 2013.

As redações participantes do concurso foram analisadas por uma comissão de professores da escola e da Gerência de Ensino Fundamental/Anos Finais, da Seduc.  Na análise as comissões utilizaram como critérios avaliativos: a originalidade, legibilidade e o ineditismo dos textos. As redações vencedoras serão enviadas ao MEC e as informações sobre a documentação e logística de participação no revezamento da Tocha Olímpica serão coordenadas pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Para Milena Coelho Leal, 13, que para sua dissertação escolheu o eixo temático “Espírito Olímpico”, as olimpíadas representam superação de dificuldades e limites. “Os atletas dos jogos estão sempre buscando superar os obstáculos para melhorar cada vez mais aquilo que fazem. Quando soube que a minha redação foi uma das escolhidas dentre tantas outras, fiquei muito feliz e surpresa. Representarei com orgulho minha escola”, revelou.

Já para Rayanna Leite da Costa, 15, conduzir a tocha olímpica será uma grande responsabilidade. “O sentimento é de orgulho por ter a minha redação selecionada. Disputei com vários colegas que escrevem muito bem, o que engrandece ainda mais essa vitória. Poder conduzir a tocha na minha cidade e representando a minha escola é para mim motivo de inspiração e orgulho. Será uma grande honra” afirmou a aluna.

A solenidade de premiação das redações vencedoras aconteceu na manhã da última terça-feira (19) no próprio Ceti Marcantonio Vilaça II, reunindo todos os alunos da instituição, corpo docente, direção da escola, além de representantes da Seduc e da Coordenadoria Distrital de Educação 6.

Revezamento – No Brasil, o revezamento da tocha olímpica começará no dia 3 de maio, em Brasília, estendendo-se até o dia 4 de agosto, véspera do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O revezamento percorrerá mais de 300 cidades, incluindo todas as capitais e será encerrado na cidade do Rio de Janeiro. No Amazonas, o revezamento acontecerá nos dias 19 e 20 de junho e contará com mais de 200 participantes.

Além das estudantes do Ceti Marcantonio Vilaça II, demais alunos da rede estadual devem também participar do revezamento da Tocha Olímpica em Manaus por estarem integrados a demais concursos organizados por empresas patrocinadoras do evento internacional.

Roberto Brasil