Estudante francesa chega ao Brasil para intercâmbio no IFAM

By -

alunaDa Redação – A partir dessa semana, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) recebe a estudante francesa, Ouahiba El Fakiri, 27 anos, para estágio de nove meses no Instituto. A ação de intercâmbio é promovida entre Ministério da Educação (MEC) e Ministério das Relações Exteriores (MRE).Segundo o reitor substituto do IFAM, Antônio Venâncio Castelo Branco, o convênio é realizado por meio do Projeto Brasil/França – Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, sendo a terceira vez que o Instituto recebe um estudante francês para temporada de troca de experiências linguísticas e culturais.

aluna2

Cursando Francês – Língua Estrangeira, na Universidade francesa Montpellier 3, Ouahiba – que é descendente de marroquinos – desembarcou no Brasil esta semana com o objetivo de aprender português, ensinar francês e conhecer mais sobre a cultura amazonense. A estudante já destaca as diferenças entre brasileiros e estrangeiros.
“Aqui as pessoas são mais calorosas e menos formais que os franceses”, destacou. Sobre o clima, a estudante esperava encontrar uma temperatura mais elevada.

“Muitas pessoas diziam que o calor era quase insuportável e por isso passei a me preparar para enfrentar temperaturas muito elevadas. Porém, cheguei aqui e não senti tanto calor assim. Estou gostando da cidade e também da alimentação”, ressaltou.

A Pró-Reitora de Extensão, Sandra Darwich, informou que a estudante irá lecionar francês em alguns campis voltado para servidores, alunos e a comunidade em geral. “Iremos definir a dinâmica do curso de francês e também avaliar quais campi tem interesse em receber nossa intercambista”, falou.//(Kennedy Lira)

Mario Dantas