Estaleiros promovem limpeza na orla do Rio Negro neste sábado

By -

estaleiros-manausOs proprietários e trabalhadores dos estaleiros localizados na área do Educandos – Zona Sul de Manaus, promovem uma ação de limpeza da orla do Rio Negro neste sábado, dia 28, a partir das 08h. 

A ação acontece desde 2011, sempre no período da vazante, quando a orla do rio fica tomada por lixo e resíduos, normalmente oriundos das residências situadas próximas ao rio. “Recolhemos de tudo, desde fraldas descartáveis até ventilador, sofá e geladeira velha. Infelizmente muita gente ainda não percebeu o mal que faz ao meio ambiente com essa prática”, lamenta o empresário Antônio Mesquita, sócio proprietário do Estaleiro Bons Amigos, e um dos idealizadores da ação. 

A limpeza da orla do rio além de melhorar o aspecto do local também facilita o trabalho nos estaleiros. O grupo participante do mutirão vai percorrer o trecho entre o Igarapé do 40 e a orla do Amarelinho, às margens do Rio Negro, para recolher lixo descartado nas águas. 

Os voluntários se concentrarão, a partir das 7h, no Estaleiro Bons Amigos, localizado no Beco Boulevard Rio Negro, 248 – Educandos. A ação conta com apoio dos estaleiros Curupira, Raimundo Monteiro, Souza Arnaud, Careca, Gaivota e José Honório. 

Este ano alunos do curso técnico em Construção Naval e de Transporte de Cargas do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), participam da ação. 

A professora do Cetam, Nadja Lins, diz que o período da vazante revela as consequências do descarte incorreto do lixo. “Os resíduos sólidos jogados nas águas se acumulam nas margens do Rio Negro, comprometendo o meio ambiente e até mesmo o trabalho dos estaleiros”, completou. 

Roberto Brasil