Estado mantém serviços essenciais no feriado da Consciência Negra

By -

O Governo do Amazonas vai manter os serviços essenciais nas áreas de saúde e segurança nesta segunda-feira, 20 de novembro, feriado do Dia da Consciência Negra. Todos os serviços do Estado voltam à normalidade na terça-feira (21). A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informa que, no feriado, as unidades de urgência e emergência da rede estadual na capital funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas.

Na área de segurança, oito Distritos Integrados de Polícia (DIPs), que atendem como centrais de flagrantes, funcionarão em regime de plantão, além de delegacias especializadas.

Na saúde, estarão funcionando os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, os sete prontos-socorros e as sete maternidades.

É importante ressaltar que a rede de SPAs possui infraestrutura para o atendimento de urgências e emergências de baixa complexidade, como mal estar súbito, pequenos ferimentos e cefaleia (dor de cabeça). Os casos mais graves devem ser encaminhados aos prontos-socorros. As maternidades ofertam o atendimento às grávidas.

Nas unidades que atendem com consulta agendada – como é o caso dos serviços ambulatoriais dos Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Policlínicas e Fundações –, não haverá atendimento no feriado.

Roberto Brasil