Especialistas em Saúde Mental discutem o tema em congresso realizado em Manaus

By -

Congresso-Saude-Mental-ManausManaus sedia até domingo (07), o IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental. O evento ocorre na Universidade Nilton Lins, localizada na avenida Professor Nilton Lins, 60, Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul. Realizado pela primeira vez em Manaus, o congresso foi aberto, na última quinta-feira (04), pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e pelo secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.

Quatro  mil especialistas da área, de todo o Brasil, participam do congresso, que este ano aborda o tema “Navegando pelos rios da Saúde Mental da Amazônia: Diversidades culturais, saberes e fazeres do Brasil”.

Além dos profissionais de Saúde Mental, há também representantes da comunidade científica, trabalhadores, gestores, usuários do Sistema Único de Saúde e representantes de movimentos sociais. “O IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental tem o objetivo de ser mais do que um encontro científico e vai buscar reunir militantes sociais que possam contribuir com a troca de saberes e fazeres científicos e populares em torno da saúde mental e atenção psicossocial, ampliando os aspectos intersetoriais e transdisciplinares”, explica a gerente da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Efthimia Simões Haidos

A Semsa conta com a participação de 90 profissionais da Rede de Atenção Psicossocial participando do Congresso, representando as policlínicas, os Distritos de Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial – Sul (CAPS – Sul), o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS – I) e o Serviço de Atenção Psicossocial, direcionado para adultos com problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

A Rede de Atenção Psicossocial é composta por serviços desenvolvidos pelo Município e pelo Estado, onde são realizados atendimentos médicos, socioassistenciais, psicológicos, terapêuticos, entre outros.

“É um grande prazer voltar a Manaus para participar da abertura de um evento tão importante”, destacou o ministro da Saúde. “Nós temos o compromisso da colaboração com as ações do Governo Federal, bem como o compromisso de atuarmos com nossas próprias ações no município de Manaus para a melhoria dos atendimentos aos pacientes com distúrbios mentais. Estamos prestes a inaugurar dois novos CAPS na cidade”, disse o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.
A programação completa do IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental, realizado em Manaus, pode ser acessada no site do evento: http://www.congresso2014.abrasme.org.br.

Roberto Brasil