Escoteiros realizam na Aleam comemoração de 100 anos no Amazonas

By -

ALEAM-ESCOTEIROS-AM-01Nesta sexta-feira (28), no Auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Movimento de Escoteiros do Amazonas realizou solenidade comemorativa aos 100 anos da instituição no Estado. Na ocasião, membros e homenageados receberam o lenço e arganel escoteiro, que é um distintivo do escotismo.

O diretor presidente da Região Escoteira do Amazonas (Regescotam), Lindomar Faustino, explicou que o escotismo tem como objetivo principal o desenvolvimento do caráter de crianças e jovens, através de um sistema de educação moral, cívica e intelectual, sempre em conjunto com a família. “Em tempos de individualização do jovem, o escotismo é a oportunidade de contato com a natureza, criar novas amizades, e desenvolver as potencialidades físicas, sociais e espirituais do jovem”, afirmou.

O escoteiro Jurimar Collares Ipiranga, coordenador da Comissão do Centenário do Escotismo no Amazonas, destacou que o Movimento é a maior instituição educativa não formal do mundo, estando presente em 127 países, com cerca de 90 milhões de membros. No Amazonas existem 28 grupos, distribuídos por sete municípios, e contam, ao todo, com cerca de 800 filiados.

Estiveram presentes à solenidade o presidente da Eletrobrás – Distribuição Amazonas, Antônio Carlos Paiva; o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil (GOB/AM), o mestre Armando Correa Júnior; Tentente Jaime Handa, Edwin Schereder  e Mauro de Siqueira Queiroz representando, respectivamente, o Comando Militar da Amazônia (CMA) e Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM); e membros de diversos grupos escoteiros do Estado.

Roberto Brasil