Escolinhas da Vila Olímpica recebem mais de 300 novos alunos

By -
90% dos inscritos foram aprovados

90% dos inscritos foram aprovados

Aproximadamente 350 crianças participaram da sessão de testes realizada pela Fundação Vila Olímpica (FVO), nesta quinta-feira (30), como pré-requisito para a matrícula nas escolinhas de iniciação esportiva da Vila Olímpica de Manaus. Desse total, 90% foram aprovados e encaminhados para o setor de cadastro, para confirmar participação nas atividades. 

Os números correspondem às seletivas realizadas pela manhã e à tarde na natação, mas também estão relacionados a novas inscrições em outras modalidades.

Os que não conseguiram foram aconselhados a treinar em piscinas rasas e retornar. O Governo do Amazonas, por meio da FVO, disponibiliza novos testes sempre na última quinta-feira de cada mês. Este ano, mais quatro serão realizados: em maio, julho, agosto e setembro.

escolinha-vila-olimpica-03Em face do aumento na procura, o número de vagas foi ampliado e elas estão disponíveis em todas as 12 modalidades desportivas das escolinhas da Vila Olímpica.

A natação ainda é a mais procurada. O número de solicitações foi tanto, que a FVO precisou criar mais uma turma para atendimento aos alunos recém-chegados, que funciona no horário das 16h15 às 17h, todas as segundas e quartas-feiras.

“O número de participantes triplicou e já não está mais nos oitocentos que tínhamos até o ano passado”, observou a professora Gláucia Maria Nunes, que é assessora de Desporto da FVO.

escolinha-vila-olimpica-02A natação aprovou novos alunos para os níveis 1 (iniciante) e 2 (para quem já tem uma base). Todos encararam uma travessia de 12,5 metros, sem pisar no chão ou segurar nas bordas da piscina.

Conforme o professor Erivelton Almeida, a participação das crianças nos testes deve seguir fatores técnicos, que priorizam principalmente a segurança do aluno. “Trabalhamos numa piscina de 40 a 50 metros e de dois metros de altura, que é adequada apenas para o aperfeiçoamento da criança, por isso ela precisa ter um mínimo de adaptação ao espaço”, detalhou o professor.

Após o encerramento da última sessão de testes do dia, uma das mais felizes com o resultado foi a estudante Rebeca Agra, 11. Apesar da dificuldade no início, ela começou a se superar e alcançou o nível máximo. A resposta para tanto fôlego foi imediata.

“É a primeira vez que participo, mesmo assim procurei nadar da mesma forma que faço na piscina do condomínio onde moro, com muita vontade”, disse a iniciante.

Outras modalidades – As outras modalidades que oferecem vagas para novos alunos são o atletismo, basquete, futsal, polo aquático, handebol, tênis de mesa, judô, luta livre olímpica, arco e flecha, boxe e ginástica rítmica.

Para a comunidade em geral também são disponibilizadas natação e caminhada orientada, com acompanhamento técnico. A primeira é destinada a pessoas a partir de 18 anos e a caminhada é a única modalidade que não tem limite de vagas.

Inscrições – Para realizar inscrição, os interessados devem comparecer à FVO, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Para alunos novos são necessárias duas fotos 3X4, cópia do RG ou certidão de nascimento, declaração da escola em que estuda e preenchimento da ficha de inscrição além do pagamento da inscrição, que tem o mesmo valor da mensalidade, R$ 15.

Roberto Brasil