Escolas públicas estaduais promovem atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

By -

Atividade escolar de Educação Ambiental (1)

Disseminando a importância da preservação do meio ambiente e também a valorização do patrimônio público entre os estudantes, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), deu início nesta semana às programações referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo domingo, 5 de junho.

Localizada no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus, a escola estadual General Sampaio promoveu, nesta semana, uma programação temática marcada pela realização de oficinas práticas sobre reciclagem e palestras acerca dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika. Foram promovidos, também, jogos lúdicos e o espetáculo de fantoches “Mestres do Meio Ambiente”.

 

Com mais de 650 estudantes matriculados entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental, fazendo uso de materiais recicláveis os alunos, conduzidos por uma equipe de professores da escola, confeccionaram ainda brinquedos, objetos e utensílios domésticos.

 

De acordo com a gestora da escola General Sampaio, professora Andrea Amorim, atividades como esta são fundamentais para sensibilizar os estudantes acerca das ações que, individualmente, podem ser feitas para minimizar, por exemplo, a incidência de poluição. “Preservar o meio ambiente é preservar a vida. Com esse intuito buscamos sensibilizar os nossos estudantes. Com ações simples do dia-dia, podemos dar a nossa contribuição para minimizar o quadro de degradação ambiental”, explicou a gestora da escola.

Atividade escolar de Educação Ambiental (2)

 

Show das Águas – Além das programações realizadas nas escolas estaduais de Manaus, no interior, estudantes e a comunidade em geral estão sendo beneficiados com a realização de atividades em prol da valorização do meio ambiente.

 

Uma das ações é o projeto “Show das Águas, Meio Ambiente e Cidadania”, atividade realizada pela Fundação Rede Amazônica, em parceria com a Seduc e demais instituições. Neste ano de 2016, as atividades do projeto, que leva noções de educação ambiental à população, estão acontecendo no município de Iranduba (distante 19 quilômetros de Manaus) e se estenderão até o próximo sábado, dia 4 de junho.

 

Com a mesma perspectiva, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, promoverá nesta sexta-feira (3), uma extensa programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

Marcando as atividades, com o tema “Na trilha do Meio Ambiente, reciclando ideias”, os estudantes acompanharam as palestras “Lutas ambientais no município de Parintins” e “Unidades de Conservação: conceitos iniciais e contextualização local”, ministradas, respectivamente, pela professora mestre da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Mônica Xavier e pelo técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Joel Araújo.

 

Segundo a gestora da escola, Francimary Macedo, as programações no Ceti de Parintins incluíram ainda concurso de cartazes, oficinas de reciclagem, de customização de tecidos, confecção de maquetes sobre a importância dos cuidados com solo e controle do consumo de energia elétrica, apresentações de teatro e música, dentre outras atividades.

Áida Fernandes