Escolas municipais fazem reunião de avaliação de desempenho

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A direção de 338 escolas da rede municipal de ensino está avaliando junto aos professores o Relatório de Análise de Desvio de Meta (RADM), que utiliza o resultado da Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE), para medir o nível da educação oferecida pelo município. A ação teve início nesta segunda-feira, 30, e se estenderá até o dia 7 de junho.

 

De acordo com a coordenadora geral da Gestão Integrada da Educação (Gide) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Musa Rosas, a análise da RADM é o momento em que as escolas param e verificam os resultados, desde o rendimento interno, taxa de aprovação e reprovação, até o número de evasão a fim de potencializar a melhoria do aprendizado dos estudantes.

 

 

“A partir dessa análise a escola levanta causas no que está impactando nos resultados negativos e elabora ações para bloquear essas causas. O plano de ação é elaborado em conjunto para sanar as lacunas encontradas. Aquilo que é feito de bom também é potencializamos e fazemos o registro de boas práticas para disseminar com outras escolas”, explicou.

 

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A Escola Municipal Lóris Cordovil, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul, reuniu os professores para debater o RADM do segundo bimestre. De acordo com a pedagoga Maria Girlândia Souza, o relatório apresenta o panorama real da educação na escola, além de ser uma espécie de bússola, que norteia quais ações devem ser realizadas para minimizar as dificuldades dos estudantes.

 

“A gente tem uma ideia de como está cada turma. Então, cada professor vai saber como seus alunos estão recebendo os ensinamentos. A partir desses resultados, trabalhamos em sala de aula essas dificuldades. Com essa informação fica mais fácil porque temos uma ideia global de como está o desenvolvimento e nível de aprendizagem de cada aluno”, disse, acrescentando que durante a reunião foi constado que é preciso envolver mais os pais no auxílio com os alunos, principalmente, na orientação do estudo em casa.

 

Durante a reunião da RADM, foi informado que a Escola Municipal Lóris Cordovil recebeu o prêmio simbólico de ter a aluna com melhor rendimento entre todos os 3º anos das escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul. Wallerya Santana alcançou a nota 9,7 de média.

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“A Wallerya é uma excelente aluna. Ótima mesmo. Todas as notas dela são altas e eu fiquei muito feliz com o resultado da minha turma e ela estando em primeiro lugar. Hoje dia, não usamos somente o quadro, investimos em data show e vídeos, fazemos poemas, tirinhas, tudo para facilitar o aprendizado”, avaliou Haydee Borges, professora da aluna.

 

Investir na matemática

 

A Escola Municipal Cândido Honório, no bairro do Alvorada, zona Oeste, também reuniu os professores para debater os resultados do relatório. Na ocasião, foi observado que o principal vilão dos estudantes tem sido a matemática. No mais, a unidade de ensino alcançou a meta de 75% de aprovação no 3º ano.

 

Segundo a diretora Elisangela Brandão, após as informações, o próximo passo é traçar as metas para melhorar o processo de ensino da matemática. “A ideia é continuar elaborando simulados, avaliações online, trazer mais as crianças para o uso da tecnologia. Nós vamos planejar para alcançarmos nossa meta. Essas informações dão um norte para sabermos onde precisamos melhorar”, observou.

Áida Fernandes