Equipe do Samu Manaus treina profissionais de saúde, no Alto Solimões

By -

Duas enfermeiras e um técnico em enfermagem do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu – Manaus) integram a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que está no município de Benjamin Constant (a 1.120 quilômetros de Manaus), ministrando os cursos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Suporte Básico da Vida (SBV) e, ainda, de atendimento em casos de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Previstos para encerrar nesta sexta-feira, 15/9, o treinamento teve início na última segunda-feira, 11. 

Os cursos, conforme o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, fazem parte de um acordo de apoio técnico firmado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, com cidades do interior do Amazonas, para o treinamento de profissionais de saúde que atuam no Samu de cada município. 

“Essa turma do Alto Solimões é formada por 40 profissionais, entre enfermeiros, socorristas e técnicos em enfermagem que prestam serviço no Samu das localidades que compõem essa região do Amazonas”, informa Magaldi. 

De acordo com a chefe do Núcleo de Educação Permanente de Urgência do Samu, enfermeira Leda Sobral, os cursos são oferecidos com a intenção de dar suporte técnico especializado com as novidades no atendimento de urgência aos profissionais que estão em regiões distantes da capital. 

“É mais adequado nos deslocarmos para essas áreas haja vista a logística mais rápida ser feita apenas de avião. Nós entramos com os recursos humanos e material e toda a despesa de hospedagem é paga pela administração dos municípios”, informa Leda.

Roberto Brasil