Encontro de Mulheres Negras acontece neste sábado

By -

aleam-seminario-mulheres-negras-blogdafloresta03O Coletivo da Marcha das Mulheres Negras do Amazonas realiza neste sábado, 13, com entrada gratuita, o “Encontro de Mulheres Negras”. O evento acontecerá das 9h às 16h, no Les Artistes Café Teatro, 377, na Avenida Sete de Setembro, no Centro.

Além de promover as ações de mobilização para a Marcha das Mulheres Negras, a ser realizada no dia 18 de novembro em Brasília (DF), a ideia do encontro é incentivar as mulheres a participarem da luta para o combate ao racismo por meio de reflexão e debates sobre as condições delas no norte do Brasil.

A programação do encontro conta com rodas de conversas com diferentes temas, entre eles “Resistência ao Racismo Institucional de Mulheres Negras”, “A Violência Contra Mulher Negra no Norte do Brasil” e “Mulheres Negras e o Bem Viver”.

São mediadores confirmados: Arlete Anchieta, do Fórum Permanente de Afro-Descendentes do Amazonas (Fopaam) e Francy Júnior, do Fórum Permanente de Mulheres de Manaus (FPMM). Além disso, haverá a apresentação cultural do Grupo de Samba de Roda Vozes do cativeiro, com o espetáculo “Sambadeiras”.

A integrante do Coletivo Difusão, Michelle Andrews, orienta que não há limites de vagas, mas as mulheres interessadas devem inscrever-se em  http://bit.ly/Inscreva_seAQUI para participarem do encontro. “Esperamos reunir mais de 50 mulheres para empoderá-las ao enfrentamento das adversidades cotidianas que afligem em especial as mulheres negras deste País, garantindo seus direitos e o exercício pleno da cidadania” disse.

O encontro é realizado pela Rede Fulanas, Unegro Amazonas, Coletivo Difusão, Instituto Ganga Zumba e Coletivo Marcha das Mulheres Negras. Apoiado pela Fundação Municipal de Cultura Turismo e Eventos (Manauscult), Fórum Permanente de Mulheres de Manaus, União Brasileira de Mulheres, Fórum Permanente de Afro-Descendentes do Amazonas (Fopaam), Aratrama e Marcha Mundial de Mulheres.

Roberto Brasil