Emissora de TV japonesa produz reportagem sobre CETI Djalma Batista

By -

tv-japonesa-escola-tempo-integralNesta terça-feira, dia 2 de agosto, a Tokyo Broadcasting System (TBS), uma das maiores emissoras de televisão do Japão, visitou e produziu uma reportagem sobre a Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Djalma da Cunha Batista.

A instituição que fica localizada na avenida General Rodrigo Otávio, nº 1.600, bairro Coroado I, em frente à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é a primeira escola pública bilíngue em língua japonesa do país e atende a mil alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

A Tokyo Broadcasting System mais conhecida como TBS TV, é a terceira maior emissora de televisão de canal aberto de televisão no Japão. A equipe de reportagem está em Manaus para acompanhar a seleção olímpica de futebol que joga no próximo dia 4 de agosto e aproveitaram o momento para conhecer a escola.

Além da TBS, estava presente um correspondente da Kyodo News, uma agência de notícias com sede em Minoto, Tóquio, no Japão. O presidente da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nipaku), Ken Nishikidu também esteve presente.

No primeiro momento, a equipe de reportagem da emissora japonesa se reuniu com o gestor da escola, Orlando Moura, que explicou sobre o histórico, criação e o funcionamento da instituição. Depois da reunião, os japoneses foram recepcionados por um grupo de alunos que cantaram o hino nacional do Japão. Após esse momento, a equipe se dirigiu às salas de aula e conheceram um pouco de como é ensinada a língua japonesa para os estudantes da instituição.

Roberto Brasil