Embaixador da Alemanha visita presidente David Almeida

By -

A Alemanha tem contribuído de diversas formas para o progresso e o desenvolvimento do Estado do Amazonas, na pesquisa científica, na indústria, nas ações de defesa ambiental. Esses e outros assuntos foram abordados entre o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSD), e o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, durante visita de cortesia à sede do Poder Legislativo, nesta quinta-feira (9).

O presidente David Almeida definiu a visita como “uma grande oportunidade de estreitar essa relação de parceria entre os nossos dois países, o Brasil e a Alemanha, e mais especificamente com o Estado do Amazonas”. O deputado citou os investimentos alemães na indústria local com a BMW Motos e também no meio ambiente com a Torre ATTO (sigla em inglês para Torre Alta de Observação da Amazônia), que possui 325 metros, para monitorar as mudanças climáticas. “É importante essa interação e participação do Poder Legislativo”, disse.

Concordando com o presidente, o embaixador Georg Witschel relatou alguns dos projetos nos quais a Alemanha investe no Amazonas, sobretudo voltados à luta contra as mudanças climáticas e pelo desenvolvimento sustentável da região. “Temos até esse momento cerca de 120 milhões de Euros em projetos, equivalente a R$ 400 milhões (cotação do dia) e para os próximos anos estamos projetando pelo menos mais 50 milhões de Euros”, informou, acrescentando que as mudanças climáticas são a maior preocupação europeia.

O embaixador alemão disse que além dos projetos citados, os investimentos são aplicados na cooperação com os povos indígenas e no desenvolvimento de programas sustentáveis em cidades e comunidades do interior. Adiantando a destinação dos 50 milhões de Euros que ainda serão investidos no Estado, Georg Witschel disse que serão aplicados em projetos como o desenvolvimento e aperfeiçoamento do Cadastro Ambiental Rural, assim como em projetos para ajudar na sustentabilidade das populações interioranas.

No próximo domingo (12), o embaixador irá se encontrar com representantes do BNDES e da Agência Brasileira de Cooperação (ABI) para visitar alguns projetos existentes, falar sobre a continuação de outros projetos, bem como de novos projetos a serem implantados.

O presidente David Almeida recebeu o embaixador e sua comitiva acompanhado pelo vice-presidente deputado Abdala Fraxe (PTN), o secretário-geral deputado Sabá Reis (PR) e os deputados Luiz Castro (REDE), Orlando Cidade (PTN) e José Ricardo Wendling (PT). O embaixador Georg Witschel, que está no comando da Embaixada da Alemanha, em Brasília, há seis meses, esteve acompanhado da embaixatriz Sabine Witschel, e assessores.

Roberto Brasil