Em reunião com profissionais, Marcelo Ramos destaca Saúde da Família

By -

marcelo ramos

Nesta quinta feira (22) o candidato a Prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PR) esteve reunido com os profissionais da saúde no Hotel Intercity, na Rua Marciano Armando no bairro Adrianópolis e destacou a Estratégia da Saúde na Família,  anunciou o aumento da cobertura e disse que o diálogo será o principal caminho para atender as demandas da categoria. Participaram candidatos a vereadores da área, médicos destacados como Euler Ribeiro, Wilson Alecrim, Paulo Nasser entre outros. 

Para o Dr. Wilson Alecrim a guerra da saúde entre o município e o Estado não contribui em nada para resolver as dificuldades de atenção à população e disse “ Eu acompanhei as dificuldades desta área e posso afirmar que com Marcelo a saúde será uma só, tenho esperança e acredito que isto é possível”

O candidato à vice Prefeito de Manaus, Josué Neto disse “sabemos que a saúde tem muita importância como serviço público e enquanto o candidato contrário briga com todos, com sua família, a imprensa, o judiciário, estamos percebendo que não há plano de governo e sim baixaria, para nós deve prevalecer o dialogo e nossas propostas numa campanha séria e de respeito”. Explicou ainda que a cobertura em saúde é apenas de 32%, faltam médicos, remédios e insumos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), responsabilidade da Prefeitura que prefere gastar 60 milhões nas pedras colocadas na Av. Eduardo Ribeiro.

marcelo ramos

 

Índices de saneamento africano

O candidato a Prefeito de Manaus, Marcelo Ramos disse “sou muito grato porque vocês depositam sua esperança em mim, num novo tempo, numa mudança, peço a todos os profissionais da saúde que haja uma sinergia para resolver as dificuldades e o nosso principal objetivo seja o serviço blindado à população, irei escutar e atender as demandas, haverá dialogo e esperança numa melhor atenção em saúde”.

Marcelo Ramos reconheceu ainda que sem saneamento básico não há saúde e pretende aumentar a rede de esgoto em 3% cada ano e destacou a Estratégia de Saúde na Família, sendo de responsabilidade da Prefeitura a Atenção Básica para prevenir outras doenças.  Falou do compromisso com os servidores públicos para com seus salários, segurança, conforto e insumos para atendimento e disse “as boas condições para o serviço devem ser prioridade porque pretendemos aumentar a cobertura em saúde a 70%, devemos falar de qualidade na atenção básica para ter esperança num futuro”.

Na oportunidade, vários profissionais da área tomaram a palavra, como o presidente do Sindicato dos médicos para saber como ira tratar o tema das reivindicações salariais, como ira ser a municipalização da saúde, o Dr. Sidney Guimarães alertou para o aumento de casos da pneumonia, como principal doença que mata em Manaus e que pode ser evitada, os odontólogos reclamaram da falta de insumos para trabalhar qualificando um ‘caos’ a situação atual e os farmacêuticos reivindicaram o seu papel alertando para o uso correto dos medicamentos.

Marcelo Ramos

Um dos profissionais disse “temos índices de saneamento africanos e esperamos com Marcelo Ramos que realmente isto possa melhorar, mas não com maquiagem como fizeram com os igarapés”.

As respostas de Marcelo Ramos foram “o dialogo prevalecerá como já disse, enquanto aos recursos para o aumento das Casas de Saúde assim como outros itens temos co financiamento do Governo Federal através do Ministério da Saúde, mas sobre todo continuaremos a falar a verdade, essa será a nossa arma, não podem me vincular a nenhum ato de corrupção, isso não cola em mim, sempre fui correto e trabalhador.

A candidata a vereadora, Dra. Patrícia Sicchar (PR) destacou as propostas em saúde como as melhores para Manaus, como o aumento da cobertura (de 30 a 70%), aumento das Casas de Saúde (de 180 a 400) e destacou a criação e implantação de Unidades de Atenção Plena à Saúde da Mulher e do Homem em cada zona da cidade que façam todos os atendimentos, exames laboratoriais e de imagem facilitando e garantindo o acesso pleno à saúde. (Reportagem e fotos – Mercedes Guzmán)

Áida Fernandes