Em Parintins, primeira Jornada de Cirurgias está confirmada para o fim de janeiro

By -

Está confirmada para o final do mês de janeiro a primeira Jornada de Cirurgias da administração do prefeito Bi Garcia e do vice Tony Medeiros.  A determinação do prefeito é reduzir a fila de pacientes que chega a 400 pessoas aguardando por procedimento cirúrgico.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) definiu que nesta primeira jornada serão atendidas as especialidades histerectomia, hérnia, perineoplastia e retirada de vesícula que tem uma demanda de 200 pacientes na fila. Duas equipes de cirurgiões vão atuar nos dois hospitais, Padre Colombo e Jofre Cohen, durante a jornada. A contratação de novos médicos para o quadro da Semsa é prioridade neste início de governo.

Outra determinação de Garcia é manter os dois hospitais com cirurgias eletivas a partir do mês de fevereiro, independente do período das jornadas. Ele lembrou que quando foi prefeito, eram realizadas de quatro a cinco cirurgias diariamente. “Nos últimos quatro anos, os médicos não operavam cinco pacientes por mês”, lamentou.

A Jornada de Cirurgias foi um dos projetos de destaque dos dois primeiros governos de Bi Garcia com a participação de médicos especialistas. Mais de dez mil pessoas foram atendidas com cirurgias simples e de alta complexidade.

Roberto Brasil