Em Parintins, Governo do Amazonas oferece oportunidade para artesãos expandirem os negócios

By -

cadastramento-artesaos-setrab-parintins-1A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) iniciou em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) o cadastro de artesãos para a emissão da Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual. O documento garante ao artesão melhores condições para comercializar produtos regionais em todo território nacional e internacional. O cadastramento acontece até esta terça-feira (23), das 9h às 17h, na Coordenadoria de Terras, Cadastro e Arrecadação (CTCA), localizada na avenida Amazonas, Centro de Parintins.

cadastramento-artesaos-setrab-parintins-4Com a previsão de realizar 100 novos cadastros na cidade, a coordenadora do Programa de Artesanato no Estado da Setrab, Cláudia Monteiro, comenta que a carteira nacional valoriza o trabalho dos artesãos e cria condições rentáveis para os trabalhadores. “Essa é uma forma de apoio do Governo do Amazonas aos talentos da nossa terra, para que tenham uma identidade profissional no Brasil a fora. Com esse documento em mãos, eles podem ganhar projeção em feiras nacionais e internacionais que promovem a cultura local”, destacou.

Durante a realização dos cadastros, os técnicos da Setrab dão dicas e orientações para que os artesãos possam oferecer produtos com mais qualidade junto ao consumidor final. Assim foi com a artesã Aldecir Azevedo, 35, que trabalha com confecções de bolsas em Parintins. Dessa vez ela decidiu ampliar o negócio e foi fazer seu cadastro para garantir mais rentabilidade nas vendas de seus materiais.

cadastramento-artesaos-setrab-parintins-2“Eu quero que meu trabalho seja mais conhecido por pessoas de outras cidades e quando tiver feiras nacionais quero poder levar os produtos também”, disse ela, que em 15 dias vai receber a Carteira do Trabalhador Manual.

O artista plástico parintinense, José Ribeiro Neto, trabalha com pinturas em telas e adereços folclóricos e foi até o posto de atendimento da Setrab para receber sua Carteira Nacional do Artesão. “Graças a Deus eu tenho agora a minha carteira e espero que novas portas se abram porque tenho muitos produtos feitos com materiais da nossa natureza e feito com inspirações da nossa cultura regional”.

cadastramento-artesaos-setrab-parintins-3Benefícios – Com a aquisição da Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual, o artesão passa a ter uma identidade profissional e vai poder circular com mercadoria por todo o território brasileiro com a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), participar de feiras e eventos do setor em qualquer parte do mundo, ter acesso à Nota Fiscal Avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA), poder vender legalmente seu produto para grandes clientes, realizar empréstimos em instituições financeiras e participar de credenciamento para ministrar oficinas e cursos de artesanato.

Documentos – Para obter o documento, o trabalhador tem que ser maior de 16 anos, apresentar cópia e original da identidade, CPF, comprovante de residência, 01 foto 3 x 4, cópia colorida do Portfólio dos produtos artesanais, apresentar duas peças artesanais de sua autoria, e produzir outras sob o acompanhamento de funcionários da Setrab para teste de habilidade.

Roberto Brasil