Em Parintins, campanha busca novos doares de sangue

By -

doacao-sangue-parintins-1A busca por mais doadores é o que move a Terceira Campanha de Doação de Sangue do ano de 2016 em alusão ao dia do doador, neste 25 de novembro, que teve início esta segunda-feira, 21, em Parintins. Com novo endereço, na Rua Pedro Ferreira próximo ao INSS, o Banco de Sangue Amilcar Monte Rey funciona de 7h as 17h com realização de triagens e exames nas pessoas que se disponibilizam a doar.

Hoje o banco conta com 300 a 500 doadores frequentes, porém ainda há a necessidade de aumentar o estoque de bolsas para cirurgias emergências e eletivas.

doacao-sangue-parintins-2De acordo com informações da assistente social, Rívera Brandão, as campanhas são realizadas durante o ano para abastecer os hospitais, durante os períodos festivos, quando aumenta o número de acidentes e
de casos de violência no município.

Rívera afirma que o banco está de portas abertas para receber novos doadores que só ganham em realizar o ato de solidariedade. Ela explica que para participar, a pessoa precisa realizar uma bateria de exames e verificar o estado imunológico. Se estiver saudável, está apto a doar.

A assistente social enfatiza ainda que periodicamente os doadores passam por novos exames gratuitos. Além disso, Rívera afirma que é comprovado que ao doar sangue renova as células do organismo e oferecem vantagens a saúde do doador. “O processo de doação é extremamente confiável e só trazem benefícios a quem doa e a quem recebe. Por isso mais uma vez convidamos a nossa sociedade a deixar os mitos de lado e ajudar a quem precisa”, frisa.

Roberto Brasil