Em Manacapuru, Vila Rica de Caviana resgata cultura e incentiva produção local no mês de seu padroeiro

By -
A comunidade de Vila Rica de Caviana é composta por cerca de 2.500 habitantes

A comunidade de Vila Rica de Caviana é composta por cerca de 2.500 habitantes

Da Redação – A comunidade ribeirinha de Vila Rica de Caviana, em Manacapuru, objetivando resgatar a cultura local, bem como prestar serviços sociais aos seus cidadãos, fortalecendo também sua economia, promove no mês de maio a Festa de Santo Antônio, que tem início no dia 05 e vai até o dia 13. Paralela aos festejos religiosos serão realizados a 3a Feira da Agricultura Familiar de Caviana e a 6a Ação de Saúde e Cidadania.

Com uma população composta  de 2.500 habitantes, a economia de Caviana é baseada na produção familiar, com destaque na produção de mandioca, laranja, açai, pupunha e na pecuária de corte, mas que apesar disso possui inúmeros obstáculos que impedem seu crescimento e o desenvolvimento econômico, entre eles a falta de capacitação dos produtores, a dificuldade para escoamento da produção e a de deficiência na comercialização. Como parte deste projeto, a 3a Feira da Agricultura Familiar, terá como objetivo a exposição e comercialização da produção local, a exposição das dificuldades locais e o debate na busca de soluções, e a capacitação dos produtores através de cursos e palestras informativas. O evento acontece entre 11 a 14 de maio e contará com o apoio do IDAM, SEPROR, INCRA, UFAM, EMBRAPA, SENAR, ADS, CONAB, FAEA, SEMPRA, AFEAM e Banco da Amazônia.

Por sua vez, a comunidade também carece de atendimento médico-odontológico e em geral todo tipo de serviço social básico. O projeto Ação de Saúde e Cidadania de Caviana, criado pela Associaçao das Crianças e Adolescentes, vinha sendo realizada anualmente pela comunidade. Esta ação é considerada como a maior prestadora de serviços básicos em Caviana, principalmente atendimento odontológico, onde apesar de existir Unidade Básica de Saúde, um ambulatório para atendimento odontólgico, não dispõem deste serviço há mais de um ano, desde a realização da última Ação de Saúde e Cidadania. Este ano, o evento será realizado nos dias 12 e 13, ampliando os atendimentos com a participação de Psicólogos, Nutricionista, Pediatras, Assistentes Sociais, entre Outros. Também haverá a participação de órgãos responsáveis pela emissão de documentos pessoais, como RG, CPF, Título de Eleitor, Registro de Nascimento, Carteira de Trabalho, etc. (Roberto Brasil com informações Ismael Tavares/Vila Rica de Caviana)

Roberto Brasil