Em Figueiredo, comunidade de São Miguel recebe sua Unidade Básica de Saúde

By -

figueiredo_ubs_sao_miguel_blogdafloresta_01Da Redação – Oferecer atendimento digno e preventivo tem sido um dos principais objetivos da Prefeitura de Presidente Figueiredo. O município vem efetivando ações concretas na perspectiva de assegurar o melhor serviço de saúde a população. Com a recuperação e construção das Unidades Básicas de Saúde (UBS), esse objetivo vem se concretizando.

Na manhã desta quinta-feira (07/04), a prefeitura de Figueiredo por meio da Secretaria de Saúde, realizou a inauguração da Unidade Básica de Saúde, “Maria Imelde de Souza Araújo”, uma homenagem a agricultora pioneira da comunidade.

figueiredo_ubs_sao_miguel_blogdafloresta_02A estrutura da UBS inaugurada conta com recepção, consultórios médicos, sala de triagem, Consultórios odontológicos, sala de esterilização, enfermagem, farmácia, sala de imunização, sala de procedimentos e banheiros.  A UBS “Maria Imelde de Souza Araújo” foi entregue toda mobiliada e equipada.

figueiredo_ubs_sao_miguel_blogdafloresta_08O evento de inauguração contou com presença do prefeito Neilson Cavalcante (PSB), da primeira dama Érica Cavalcante, presidente da Câmara vereador Mário Roberto Caranha (PR), vereadora Patrícia Lopes (PMDB), Anderson Leal (PMDB), secretária de Saúde, Marivone Barroso e equipes de Saúde; vereadores, representantes das comunidades da região e moradores.

figueiredo_ubs_sao_miguel_blogdafloresta_03Durante o ato inaugural, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizou a Ação “Braços Dados”, onde os moradores receberam diversos serviços.

O trabalho na UBS começou desde a sua inauguração, com atendimento médico geral, Pediatra, atendimento odontológico, vacinação, visitas domiciliares e planejamento familiar, prevenção e promoção da saúde de acordo com a demanda das famílias que moram nas comunidades próximas a unidade básica de saúde.

figueiredo_ubs_sao_miguel_blogdafloresta_04Marivone Barroso, secretária municipal de Saúde, ressaltou a importância da UBS na referida localidade: “Essa inauguração tem muita importância, já que os moradores das localidades alcançadas por esta unidade terão maior comodidade, uma unidade totalmente equipada e com uma equipe capacitada para realizar o atendimento, com esta inauguração, buscaremos ainda mais, o acesso das comunidades da zona rural à saúde de qualidade”, disse.

figueiredo_ubs_sao_miguel_blogdafloresta_05Em seu discurso, o prefeito Neilson Cavalcante disse que a obra simboliza a sua preocupação com a saúde e com as pessoas mais necessitadas. “Antes a população residente na zonal rural tinha que se deslocar para a sede do município em busca de tratamento médico, por mais simples que fosse o caso. Com essa unidade de saúde os moradores do São Miguel, assim como as outras comunidades da região vizinhas terão de segunda à sexta-feira profissionais de saúde na própria comunidade. Com o novo espaço de saúde, o atendimento será ainda mais qualificado. Estamos descentralizando os casos e com isso ofereceremos mais qualidade de vida e mais conforto aos usuários”, e arrematou, “antes, algumas pessoas precisavam pegar um transporte para serem atendidos no hospital da cidade, agora, isso acabou! Os moradores são atendidos bem perto de casa”, ressaltou o prefeito.

figueiredo_ubs_sao_miguel_blogdafloresta_06Moradores da comunidade agradeceram a chegada da UBS, dentre eles, o presidente da Comunidade São Miguel Adimael Batista, conhecido como “Batatinha”, participou da solenidade e aproveitou a oportunidade para agradecer dizendo, que “sempre que possível os pedidos solicitados pela Associação são atendidos. A inauguração desta unidade de saúde era um sonho que hoje se tornou realidade. Com os atendimentos médicos aqui, os moradores e agricultores, agora vão economizar tempo e dinheiro”, ressaltou, “Batatinha”.

figueiredo_ubs_sao_miguel_blogdafloresta_07Médicos, enfermeiros, técnicos em saúde e agentes comunitários já atendem a população no novo espaço. A secretária de saúde Marivone Barroso, voltou a falar da importância do novo prédio e elogiou o espaço que vai garantir um bom atendimento a comunidade. “O espaço é excelente, e vai atender perfeitamente as demandas dos usuários e certamente será prazeroso para os nossos funcionários realizar os atendimentos em uma unidade como esta”, afirmou./// (David Almeida, com informações Asscom PMPF – Fotos: André Amazonas)

Roberto Brasil