Em encontro, Governo do Amazonas defende ampliação de assistência social para ribeirinhos e indígenas

By -

congemasA ampliação da oferta de assistência social para populações indígenas e comunidades ribeirinhas é a principal bandeira defendida pelo Amazonas durante o Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), em Roraima.

Liderada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), a bancada amazonense é formada por gestores de 12 municípios do Estado, incluindo Manaus e Parintins (a 369 quilômetros da capital).

De acordo com a secretária executiva da Seas, Jane Mara Moraes, a proposta é aprimorar a oferta dos serviços realizados no Estado e nos municípios. “Em primeiro lugar, vamos discutir as nossas especificidades regionais, pensar o trabalho para as populações indígenas e na construção de metas e estratégias para atendimento da população em processo de envelhecimento, das desigualdades de gênero, enfrentamento da pobreza e da violência contra os jovens e mulheres”, explicou.

Encontro Nacional – Além dos debates promovidos entre os representantes dos sete estados da região Norte, o encontro visa nortear gestores e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para que, juntos, possam elaborar propostas para o avanço na política pública da assistência social e balizar os pontos que serão debatidos durante o Encontro Nacional do Congemas, que ocorrerá em Brasília, ainda este ano.

“Uma das propostas com que o Amazonas pretende contribuir é com a realização de um levantamento dos custos da assistência social no Estado. Com isso, vamos saber quanto custa para garantirmos os direitos das populações vulneráveis”, completa a secretária.

Durante o encontro, que acontece também nesta quinta-feira, 24, também serão discutidos os temas: Construindo o Plano Decenal da Assistência Social; Prioridades e Objetivos do Plano Decenal de Assistência Social: Diagnostico e Prognóstico para orientação da Política de Assistência Social; Prioridades e Objetivos do Plano Decenal de Assistência Social.

Roberto Brasil