Em 15 anos de atuação, PAC Compensa atende a 14,6 milhões de usuários

By -

09-09-14-PAC DA COMPENSA-ALFREDO FERNANDES (47)

O Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do bairro Compensa, zona oeste, comemora 15 anos de atividades com o saldo de 14,6 milhões de serviços prestados desde a sua fundação.

De janeiro a agosto deste ano, mais de 788 mil serviços foram executados no posto, com um crescimento de 5% em comparação ao mesmo período de 2014, quando o registro foi de 751,5 mil.

O PAC conta com a atuação de 19 instituições parceiras. Os maiores índices de atendimentos foram registrados pelas unidades do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), pelo Bradesco S/A e agência dos Correios.

Outro serviço que também tem demanda crescente, no PAC Compensa, é o Kit Cidadão. Neste pacote o usuário pode ter acesso à emissão de primeiras e segundas vias de carteira de identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e ainda à certidão de nascimento e alistamento militar. Até o mês de agosto deste ano 25,6 mil usuários emitiram documentos no posto da Compensa.

Farmácia Popular – Um diferencial no pronto atendimento é a disponibilização da Farmácia Popular do Brasil, um programa implementado pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, que tem o objetivo de ampliar o acesso da população aos medicamentos básicos e essenciais com menor impacto financeiro ao orçamento familiar.

Mais órgãos que atuam no PAC – Entre as unidades parceiras que também contribuem com o atendimento ao público no PAC estão: Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Polícia Civil, Receita Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Junta do Serviço Militar, Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT).

O PAC Compensa foi inaugurado no dia 20 de setembro de 2000 e está localizado na avenida Brasil, 1.325, Compensa 1. O horário de funcionamento é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Mario Dantas