Eleito o primeiro deputado da décima edição do Parlamento Jovem

By -

Foi eleito na manhã desta sexta-feira (03) o primeiro deputado jovem que será um dos 24 parlamentares titulares representantes da décima edição do programa Parlamento Jovem estadual. O aluno Victor Manoel Viana dos Santos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual João Bosco Pantoja Evangelista, de 17 anos, concorreu com outros dois colegas, Fabrine Almeida e Levi de Souza, e teve a maioria dos votos de um total de 50 alunos.

Coordenado pela Gerência de Educação Cidadã da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), o programa abre a temporada de eleições nas escolas. Em seguida, os alunos eleitos e empossados serão deputados jovens durante a décima edição vivenciando, durante dez dias, a rotina de um deputado estadual.

De acordo com a gerente de Educação Cidadã, Cassandra Serejo, o intuito do programa é promover uma conscientização política, de cidadania e de democracia, além de disseminar a função e a importância do Poder Legislativo para alunos da rede estadual. “São dez anos trabalhando com esse programa que me traz alegria a satisfação. Certamente será uma edição especial, em que iremos reunir presidentes eleitos nos últimos dez anos”, explicou Cassandra.

Diretora da Escola João Bosco, Ayda Barbosa Prazeres parabenizou a equipe da Escola do Legislativo pela iniciativa e pela importância do programa para os jovens. “Estou aqui há três anos e vejo que a iniciativa da Assembleia Legislativa fez brotar em cada aluno a vontade de fazer a diferença. Cada um pode mudar o meio em que vive, começando no ambiente escolar”, disse.

Para o professor Marcio Roberto Pereira, a experiência desperta no aluno o interesse pela participação política. “Vieram aqui e mostraram aos alunos o verdadeiro objetivo da política, que é promover o bem social a todos. Isso faz com que eles tenham vontade de participar da vida política”, comentou.

O gerente do Ensino Médio pela Seduc/Am, Antônio Menezes, é parceiro do programa e volta agora a acompanhar a escolha dos alunos que vão participar dessa décima edição. “É com muito orgulho que participamos do programa, sabendo que esses alunos merecem conhecer o que é política e cidadania. Esperamos que haja uma participação efetiva dos alunos e gestores de cada escola, pois essa é uma experiência única e valiosa”.

Roberto Brasil