Eleições para conselheiro tutelar serão neste domingo

By -

eleicao-domingo-conselho-tutelar-4As eleições para Conselheiros Tutelares de Manaus serão realizadas neste domingo, 22. O pleito é coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). Os 165 candidatos concorrem a 45 vagas para conselheiro titular e 45 vagas para suplente.

A votação será realizada em 143 escolas, com um total de 375 urnas, espalhadas em todas as zonas da cidade, incluindo a zona rural rodoviária e ribeirinha. Mais de três mil pessoas, entre servidores de todas as secretarias municipais e bolsistas do Programa Bolsa Universidade, irão atuar na eleição.

eleicao-domingo-conselho-tutelar-3Uma das principais preocupações para este pleito foi a logística de alimentação. Seis cozinhas comunitárias, dois restaurantes populares e mais as cozinhas de duas escolas da zona Norte estão sendo empregadas para dar o suporte, providenciando refeições, lanches e água.

“Estamos empenhados para atender a determinação do prefeito Arthur Neto para que esta eleição seja impecável. Tudo está sendo estudado minuciosamente para garantir uma eleição segura e transparente para os candidatos e os eleitores. Principalmente nas últimas semanas, todos os nossos esforços foram concentrados em organizar e planejar todos os detalhes”, afirmou a secretária da Semmasdh, Goreth Garcia Ribeiro.

eleicao-domingo-conselho-tutelar-2A votação segue por todo o domingo até às 17h. Após o encerramento do pleito, as urnas serão recolhidas e escoltadas pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal até a Arena Amadeu Teixeira, onde ficarão guardadas. A apuração será realizada na segunda-feira, 23.

As escolas de votação receberam faixas de identificação e banners com informações sobre as escolas que foram agregadas, de forma a manter o eleitor informado sobre o local correto. Um Disque Eleição (0800 092 6644) também foi disponibilizado para tirar dúvidas de eleitores sobre os pontos de votação. A lista completa de escolas também pode ser consultada no site manaus.am.gov.br. 

eleicao-domingo-conselho-tutelar-1Eleitor deve ter atenção 

Outra preocupação dos organizadores da eleição foi em estabelecer uma data de corte para os eleitores que fizeram o cadastramento biométrico junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Foi definido o dia 30 de outubro como parâmetro, ou seja, eleitores que fizeram o cadastramento até o dia 30 de outubro deverão se dirigir ao novo local de votação. Quem não fez o cadastramento ou fez a partir desta data, deverá votar na mesma escola que votou nas eleições de 2014.

 Cadernos de votação 

De acordo com a presidente do CMDCA, Gecilda Albano, diferente do que aconteceu na eleição do dia 04 de outubro, que foi cancelada após denúncia de eleitores que não conseguiram votar por não ter o nome na relação, os 548 cadernos eleitorais foram organizados por escolas e ordem alfabética, o que vai facilitar a identificação.

“Passamos a semana toda trabalhando nestes cadernos, folha a folha. Todas as secretarias e o conselho estão integrados para proporcionar uma infraestrutura adequada para este pleito. Mais de 3 mil pessoas estão envolvidas neste trabalho. Todo o material que será utilizado nos locais de votação está pronto”, esclareceu Gecilda. 

Qual o papel do Conselheiro Tutelar

Os conselheiros têm a função de agir sempre que existe a omissão e/ou violação dos direitos das crianças e dos adolescentes e garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja respeitado. Eles agem em casos de violência sexual, evasão escolar, trabalho infantil, consumo de álcool e drogas, entre outras situações. A carga horária será de 40 horas semanais, além dos plantões, para os eleitos. A posse dos conselheiros eleitos será em janeiro de 2016.

Roberto Brasil