Eleição complementar vai definir conselheiros em quatro UBSs

By -

O Conselho Municipal de Saúde (CMS/MAO) realiza na próxima terça-feira, 21/3, eleições complementares para conselheiros locais na Policlínica Castelo Branco (zona Sul) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila da Prata (zona Oeste), Arthur Virgílio (zona Norte) e José Amazonas Palhano (zona Leste).

As quatro Unidades de Saúde participaram do processo eleitoral realizado no mês de fevereiro, quando houve eleição para compor 77 Conselhos Locais de Saúde. Como a policlínica e as três UBSs não registraram a votação do número mínimo determinado para os representantes do segmento de usuários, o CMS organizou uma eleição complementar para finalizar o processo.

Os Conselhos Locais de Saúde são instâncias do CMS e têm a função de propor, contribuir e deliberar sobre a gestão da saúde, de forma local, em Unidades de Saúde, com 50% de seus membros formados por representantes de usuários, 25% representantes de trabalhadores e 25% representantes de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os representantes de trabalhadores de saúde são eleitos por trabalhadores e os representantes de usuários são eleitos através do voto de usuários. Os representantes de gestores são nomeados por indicação”, informou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Segundo a técnica responsável pelas ações de Controle Social do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), assistente social Rosimary Lourenço, cada Unidade de Saúde elege um número específico de conselheiros locais, podendo ter uma variação entre quatro e 12 representantes titulares.

A assistente social explica que, pelo regulamento eleitoral, as Unidades de Saúde que têmaté 40 servidores devem compor um conselho com quatro membros titulares, mantendo a paridade de 50% representantes de usuários, 25% representantes de trabalhadores e 25% de gestores.

“As Unidades de Saúde com um número entre 41 e 80 servidores devem compor um conselho com oito membros titulares. Aquelas com mais de 81 servidores precisam ter um conselho composto por até 12 titulares”, explica Rosimary Lourenço.

A eleição vai acontecer nas próprias Unidades de Saúde, no horário das 9h às 15h. Os candidatos eleitos irão compor os Conselhos Locais de Saúde no triênio 2017-2020.

Roberto Brasil