Egressos do sistema prisional recebem certificados e oportunidades de reinserção ao mercado de trabalho

By -

egressos-prisao-semtrad-01Na quinta-feira, 14, foram entregues os certificados a 85 egressos do sistema prisional, inscritos no programa De Bem Com a Vida, que concluíram os cursos técnicos de instalador elétrico predial, almoxarife, auxiliar de cabeleireiro e auxiliar de cozinha. A cerimônia ocorreu na Escola de Serviço Público Municipal, localizada na avenida Professor Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul de Manaus.

egressos-prisao-semtrad-04O programa é oriundo de lei municipal que determina uma reserva de vagas para presos, egressos do sistema penal e cumpridores de penas e medidas alternativas na prestação de serviços com fornecimento de mão de obra para o município. A medida oferece a oportunidade de reinserção social, por meio de vagas disponibilizadas pelo Sine Manaus.

egressos-prisao-semtrad-07Dona Emília Ferreira de Oliveira, tem 50 anos, e recebeu o diploma como técnica de elétrica predial. Por cerca de três anos e meio, cumpriu pena em regime fechado por tráfico de drogas. Ainda na condicional, ganhou a oportunidade de trabalhar na empresa de eletricidade D5. Segundo ela, o gerente da empresa garantiu que assim que fosse diplomada sua vaga de trabalho estava garantida.

egressos-prisao-semtrad-06“Com esta nova oportunidade, pretendo, daqui para frente trabalhar e viver uma vida digna, aquela vida que eu vivia antes, não quero para mim e nem para ninguém. Neste momento, quero dizer às pessoas que estão presas, que no dia que elas saírem, procurem também essa oportunidade para que possam sair dessa vida e partir para uma vida melhor. Eu só tenho a agradecer a oportunidade que nos deram”, afirmou.

egressos-prisao-semtrad-02Niverson Pinheiro Gusmão, de 27 anos, hoje também serve de exemplo para muitos detentos. Ele foi diplomado como auxiliar de cozinha e já está com emprego garantido no mercado de trabalho.  Gusmão relatou que entrou no mundo do crime, porque ao ser abandonado pela família, aos nove anos, foi morar nas ruas e acabou conhecendo a vida de uma maneira totalmente distorcida. Cumpriu pena desde 2008 por tráfico de drogas, homicídio, porte ilegal de armas e formação de quadrilha.

egressos-prisao-semtrad-08Na condicional desde junho do ano passado, Niverson vê na diplomação deste curso a oportunidade de fazer as coisas de uma forma diferente. “É claro que as pessoas precisam mudar, mas para elas mudarem também precisam de apoio e de oportunidades. Se hoje eu estou aqui a caminho de uma nova vida é porque acreditaram em mim, e assim como eu outras pessoas vão conseguir mostrar seu potencial, pois também são capazes de mudar”, afirmou.

egressos-prisao-semtrad-05Idealizado pela Prefeitura Municipal de Manaus e coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), o projeto De Bem Com a Vida deu início ao curso em outubro, com encerramento das aulas em dezembro de 2015. “A prefeitura está certificando 85 egressos. Para todos nós o projeto foi um sucesso. Por exemplo, todos os diplomados que fizeram o curso de auxiliar de cozinha já começam a trabalhar semana que vem”, explicou o secretário do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento, David Reis.

egressos-prisao-semtrad-03Segundo ele, o Sine Manaus, que também é gerido pela Semtrad, já estava trabalhando, paralelo aos cursos, a colocação dessa mão de obra no mercado de trabalho. “O poder público entra justamente como um parceiro importante para que a gente possa auxiliá-los, qualificando-os e reinserindo-os no mercado de trabalho para que eles não voltem ao crime. Isso é a sociedade dizendo: nós estamos lhe dando uma nova oportunidade”, concluiu.

Roberto Brasil