Educação de qualidade é o legado que Omar quer deixar

By -
O CETI Iranduba terá capacidade para abrigar 1.300 alunos

O CETI Iranduba terá capacidade para abrigar 1.300 alunos

Da Redação – Dando início ao ano letivo de 2014 para mais de 490 mil alunos da rede estadual e inaugurando mais um Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) no interior do estado,  Ceti Professora Maria Izabel Desterro e Silva, no município de Iranduba, o governador Omar Aziz afirmou que o objetivo é chegar com um Ceti em quase todos os municípios do Estado, o que manterá o jovem na sala de aula que além de ser uma preocupação a menos para a família, “e com isso também a gente melhora a qualidade na educação”.

Segundo ele, as condições foram criadas. Foi feito um planejamento, capacitação dos prédios e dos professores, assim como a valorização desses docentes e servidores da educação. “É importante ter um prédio equipado, mas são os servidores que vão dar qualidade na educação, o que vai fazer a diferença é o esforço de todos nós e de todos os servidores da educação para chegarmos ao índice que queremos”, destacou Aziz.

"Eu fiz obras pensando no Estado, o quanto é importante para o futuro do Amazonas”, declarou Omar Aziz

“Eu fiz obras pensando no Estado, o quanto é importante para o futuro do Amazonas”, declarou Omar Aziz

Quanto ao número de professores, o governador disse que é suficiente, que o Amazonas fez o maior concurso para mais de 10 mil servidores da educação e que muitas vagas não foram preenchidas por falta d professor, mas que agora com a progressão horizontal e a diagonal é um atrativo a mais para as pessoas quererem dar aula. “Antigamente não tinha um atrativo, a pessoa dizia, se eu der aula vou passar fome, então nós valorizamos, tanto é que a educação foi um setor que em todos os anos que eu estive no estado, teve um reajuste acima da inflação”, comemorou, acrescentando que foi abeto curso de pós-graduação pra 7 mil professores e que quer que esse programa continue.

Omar disse que o Centro de Mídia é a democratização do ensino, porque pode chegar às comunidades que não tem estrutura escolar. “Através do Centro de Mídia, você chega com a educação fundamental, com o ensino médio e para jovens e adultos. Isso é muito importante porque nossa geografia é diferenciada. Temos 61 municípios, mas temos mais de 6 mil comunidade”, defendeu.

ceti-iranduba-blogdafloresta 03

O governador defendeu que não fez obras pensando em sua gestão, mas pensando no povo do Amazonas, ao citar a construção da cidade universitária, a qual terá dois mil alojamentos em 13 milhões de metros quadrados, o qual acolherá pessoas do interior. “Neste momento estamos construindo mais de 7 núcleos da UEA. Eu fiz obras pensando no Estado, o quanto é importante para o futuro do Amazonas”, declarou.

Rossiely –  O secretário de educação, Rossiely Soares afirmou que as construções dos Centros de Educação de Tempo Integral no interior é de extrema importância, pois é a implementação desse tipo de ensino para o interior do estado, o que não havia. E que em 2013 foram entregues 17 novas escolas no interior, escolas adaptadas. “Agora estamos entregando escolas como está, com alto padrão de qualidade e que pensa não somente na formação do conhecimento do aluno, mas na formação humana”, disse.

Quanto o custo de manutenção, o secretário apenas respondeu que a secretaria está organizada para isso e que já está ocorrendo. Este ano o Ceti de Iranduba atenderá 1 mil alunos, mas segundo Soares, a intenção é acrescentar mais 300 alunos posteriormente.

Estiveram presentes no evento, além do governador, o vice-governador José Melo, a primeira-dama do estado, Nejmi Aziz, o secretário estadual de educação Rossiely Soares, os deputados estaduais Sidney Leite (PROS), Vera Castelo Branco (PTB), Orlando Cidade, o deputado federal Silas Câmara, além do ouvidor do estado, deputado estadual licenciado Wanderley Dallas e os conselheiros Josué Filho, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Júlio Cabral e Júlio Pinheiro./// Moara Cabral – Fotos: Áida Fernandes

Redação