Eduardo ouve apelos por saúde e segurança na Compensa

By -

“O que os olhos não vêem o coração não sente”. Assim, o candidato a governador do Amazonas Eduardo Braga (PMDB) justificou o esforço para garantir a presença física cada vez mais nas ações de campanha, intensificadas na reta final do primeiro turno das eleições suplementares no Amazonas. 

Desta vez, a tradicional caminhada de fim da tarde foi no bairro da Compensa, na zona oeste de Manaus.  Eduardo caminhou pelas ruas, foi festejado em muitas residências e ouviu apelos sentidos dos moradores.  

Embora próximo às sedes da prefeitura de Manaus e do governo do Amazonas, os moradores do bairro clamam por políticas de enfrentamento à violência e lamentam a ausência de assistência do estado também quanto à saúde pública. 

“Para a gente fazer uma consulta é uma dificuldade medonha. Minha irmã penou para fazer uma cirurgia, não conseguiu e pagou no particular, porque se for esperar pelo governo a pessoa morre e não faz”, disse dona Maria Iracilda, aposentada e moradora da Compensa.    

“Aqui não tem segurança, o pessoal rouba ‘na tora’, o ladrão tem mais arma do que a polícia”, criticou outro morador, o autônomo Elcivaldo da Silva. Ele acredita na volta de Eduardo como esperança para a melhoria da segurança pública. “Vamos torcer pra ele voltar e mudar isso que está aí. Na época dele era melhor”, afirmou. 

Para Eduardo, esses problemas tem jeito. “Vamos reabastecer os hospitais e zerar a fila com mutirões de saúde em 120 dias. Na segurança, vamos combater o crime com efetividade, investindo também nos policiais ao cumprir os acordos já feitos com a categoria”, declarou Eduardo acrescentando que a valorização do policial e o reaparelhamento das polícias são medidas prioritárias, bem como a retomada da presença do efetivo nas ruas.  

A volta de projetos sociais como o Bom de Bola e o Jovem Cidadão também fazem parte das propostas para tirar o Amazonas da crise, uma vez que ambos ocupam o tempo ocioso de crianças e adolescentes, ajudando no combate a criminalidade.  

Mobilização 

Na reta final do primeiro turno das eleições suplementares, as ações de campanha estão sendo intensificadas em todas as áreas da cidade de Manaus. Enquanto o candidato a governador Eduardo Braga realizava caminhada na Compensa, na zona oeste, o candidato a vice Marcelo Ramos (PR), percorria as ruas do São José 2, e as esposas de Eduardo e Marcelo, Sandra Braga e Juliana Ramos, realizavam evento no conjunto Cidadão X, zona norte de Manaus. 

No bairro São José, Marcelo conversou com populares e explicou a importância de atuar juntamente com Eduardo em ações que coloquem o Amazonas de volta ao caminho do desenvolvimento e do crescimento.  

Em outro ponto da cidade, no conjunto Cidadão X, Sandra Braga e Juliana Ramos fizeram corpo a corpo pelo bairro apresentando o plano emergencial da coligação União pelo Amazonas, dos quais destacaram as principais propostas de cinco áreas: segurança, saúde, educação, geração de emprego e política social. 

Nessa região, um dos temas que mais chamaram atenção dos moradores foi sobre a desoneração de impostos como o ICMS da cesta básica e outros produtos. O objetivo é diminuir de 14% para 1%, estimulando a economia, aumentando o consumo e gerando renda.

Roberto Brasil