Eduardo Braga reúne com presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas

By -

medicooO senador Eduardo Braga, candidato ao Governo do Amazonas pela coligação “Renovação e Experiência”, teve um encontro na tarde deste sábado (18) com o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Mário Viana. Durante mais de uma hora, foram discutidos temas importantes para a saúde no Estado, como a criação de uma política de interiorização de médicos, melhores condições de trabalho, plano de cargos e salários, entre outros.À frente de uma entidade que congrega mais de 1.700 profissionais, Mário Viana se disse satisfeito com a conversa que teve com Eduardo Braga. “Foi uma conversa de mais de uma hora. Ele ouviu nossas propostas de forma muito elegante. A gente entende que Eduardo Braga vê a saúde com bastante responsabilidade e pretende trabalhar para que realmente haja uma melhora da saúde no Estado, tanto na capital quanto no interior”, afirmou.

Mário Viana também falou sobre a atuação de Eduardo Braga quando foi governador do Estado. “Entendemos que no governo do Eduardo Braga foram realizadas obras importantes, como a construção de unidades de saúde na capital e no interior. São feitos importantes para a saúde no Estado”, avaliou.

INTERIORIZAÇÃO

Uma das principais reivindicações do Simeam é a regulamentação da carreira de Estado, aprovada no ano passado. Os médicos também pedem a implantação, de forma escalonada, do piso nacional. “O senador ouviu essas propostas de maneira bastante receptiva. Ele entende que a carreira de Estado pode melhorar a questão da saúde, principalmente no interior. Se prevê que o médico inicie essa carreira exatamente pelo interior e, depois de um tempo, retorne a um grande centro, ou à própria capital”, explicou Mário Viana.

A necessidade de se atrelar a carreira de Estado a um piso nacional também foi discutida com Eduardo Braga. “É preciso ter um piso salarial que possa realmente atrair o médico para essa tarefa difícil, mas que precisa ser resolvida porque o pessoal do interior precisa de uma assistência de saúde de qualidade, inclusive de especialistas, conforme existe na capital”, defendeu Viana.

Mario Dantas