Economistas do Amazonas elegem Chapa 1 para renovar um terço dos conselheiros do Corecon

By -

comissao-eleitoral-corecon-1Terminou nesta segunda-feira (31) a eleição para a renovação de um terço de conselheiros efetivos e suplentes do Conselho Regional de Economia (Corecon/AM) e do delegado-eleitor efetivo e suplente junto ao Colégio Eleitoral do Conselho Federal de Economia (Cofecon). Por 57,94% dos votos válidos (135) contra 42,06% (98 votos) da chapa concorrente e apenas um voto em branco, foi eleita a Chapa 1 “Unidos pela Classe”.

A votação começou às 8h do último dia 27 e encerrou exatamente às 20h de ontem, horário de Brasília, por meio do sistema eletrônico “web voto”, coordenado simultaneamente pela Comissão Eleitoral do Cofecon em todo o País. Puderam participar da eleição todos os economistas registrados e em pleno gozo de seus direitos profissionais (quites com sua anuidade), acessando o site www.votaeconomista.org.br, com senha individual fornecida pelo Conselho Federal, por onde também estavam sendo divulgados os componentes e as propostas de todas as chapas.

Pelo Amazonas, estavam concorrendo ao pleito deste ano duas chapas (“Unidos pela Classe” e “Competência, Habilidade e Ação-CHA”), cada uma composta por três candidatos a conselheiros efetivos e três conselheiros suplentes para mandato de três anos (2017/2019), além do delegado eleitor junto ao Colégio Eleitoral do Cofecon e de um delegado eleitor suplente.

A primeira eleição pela internet representou um marco na história da categoria. Para o presidente do Corecon/AM, Nelson Azevedo, a vitória foi sem dúvida de todos os economistas, por ter sido um pleito dentro dos padrões da modernidade e sem qualquer intercorrência. “Foi uma eleição bem concorrida, resultado do trabalho de cada chapa, prevalecendo a democracia. Parabéns à Chapa 1, por ter conseguido o apoio da maioria dos profissionais as suas propostas. Esperamos agora que a classe esteja cada vez mais unida para que possamos continuar trabalhando em prol dos economistas do Estado”.

comissao-eleitoral-corecon-2Quem faz parte da Chapa 1

Irão assumir como conselheiros efetivos, de 2017 a 2019, os economistas Ronney César Peixoto, Afonso Lobo Moraes e Elizangela Leão Santana; como conselheiros suplentes: Nelson dos Santos Ale Júnior, Maria do Socorro Correa e Bianca de Alencar Mourão; como delegado efetivo, Marcus Evangelista; e delegado suplente, José Guilherme Azevedo.

Dentre as principais propostas da Chapa 1, estão: a realização de nove cursos on line gratuitos para a capital e o interior do Estado; organização de dois seminários para alunos, profissionais e sociedade em geral (“os entraves do Polo Industrial de Manaus” e “as alternativas econômicas para o Amazonas”); formação de convênio com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-AM), para garantir vaga e estágios para economistas; criação de novo banco de estágio, dentro do mais moderno buscador de vagas; construção do Clube dos Economistas, com descontos para profissionais e estudantes; e realização do webseminário “O papel do economista no interior do Amazonas: possibilidades de atuação e campos de trabalho”. 

Escolha do presidente e vice

O novo presidente e vice-presidente do Corecon/AM, para mandato em 2017, serão escolhidos pela plenária do Conselho, composta pelos conselheiros efetivos e suplentes, por meio de eleição indireta, e acontecerá ainda na primeira quinzena de janeiro do próximo ano. Poderão se candidatar somente os conselheiros efetivos, inclusive, o terço que venceu o pleito deste ano, podendo o atual presidente também concorrer à reeleição.

Roberto Brasil