Durante homenagem na Aleam, profissionais da Enfermagem recebem placas e certificados

By -
A enfermagem é uma das profissões mais importantes na área de saúde

A enfermagem é uma das profissões mais importantes na área de saúde

Em Sessão Especial realizada nesta segunda-feira (11), no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Dia do Profissional da Enfermagem foi lembrado com homenagem e entrega de certificados e placas comemorativas aos profissionais enfermeiros e técnicos, que no decorrer de sua vida profissional se dedicaram de forma integral à profissão.

Durante a realização do evento, de autoria dos deputados Luiz Castro (PPS) e José Ricardo (PT) foram abordados temas como os desafios e conquistas da categoria que é uma das dezesseis profissões da área de saúde, considerada entre as mais importantes do país.

Com a ausência do deputado Luiz Castro, submetido a uma cirurgia na vista (transplante de córnea), o deputado José Ricardo disse que essa é uma justa homenagem a essa importante profissão que no dia-a-dia ajuda a salvar vidas quer nas casas, hospitais ou instituições de saúde.

Ele ressaltou, ainda, que a melhor forma de homenagear a categoria é lutando pelos seus direitos e, nesse sentido, denunciou no Ministério Público do Estado (MPE) empresas na área da saúde (terceirizadas) que contratam profissionais, como técnicos em enfermagem, para prestar serviços ao Governo do Estado.

Segundo ele, as empresas não assinam carteira, não depositam contribuições previdenciárias e, o pior, pagam os salários com atraso ou com valores defasados, o que caracteriza um absurdo para qualquer trabalhador.

Na sessão foram homenageadas com placas as servidoras Francisca das Chagas Silva, gerente de Enfermagem da Aleam, Marilena Costa Vasques, do Hospital Universitário Getúlio Vargas, Cleide Lima Braga, Arinete Veras Fonte, e Alex Mariano Rosa da Silva, dentre outros servidores. 

Valorização – O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), enfermeiro Clodoaldo da Silva destacou que o órgão tem como missão valorizar os profissionais de enfermagem promovendo ações educativas e de fiscalização para atualização e ampliação do conhecimento técnico, ético e legal, favorecendo a prestação de assistência de qualidade à sociedade amazonense.

Participaram da sessão, além do presidente Coren, Aldenise Araújo de Souza, representando a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Esron Soares Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-Secção Amazonas), o capitão-tenente Mário Lopes, representando o Comando do 9° Distrito Naval. Foram convidados ainda para o evento representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), além de diversos profissionais da enfermagem no Amazonas.

Roberto Brasil