Duplicação da AM-070 avança em mais 15 quilômetros

By -

obras-da-estrada-manoel-urbano-fotos-valdo-le_o-135

A duplicação da AM-070 está ganhando fôlego neste verão e as obras realizadas pelo Governo do Estado avançam em mais 15 quilômetros de extensão. Depois do primeiro trecho inaugurado pelo governador José Melo, que vai da cabeceira da Ponte Rio Negro até a entrada de Iranduba, outros 11 quilômetros de duplicação também já foram finalizados.

As obras avançam da Ponte do Ariaú, em Manacapuru, em direção a Manaus. O primeiro trecho inaugurado, entre Manaus e Iranduba, contabiliza nove quilômetros de extensão. Depois disso, o governo já finalizou a duplicação de outros 11 quilômetros. No trecho atual, mais de 100 operários estão atuando na área, com a movimentação de 70 máquinas.

obras-da-estrada-manoel-urbano-fotos-valdo-le_o-85

Enquanto em uma etapa o trabalho se concentra nos serviços de drenagem, construção de sub-base e terraplanagem, em outro o asfalto começa a ser lançado. “A estrada vem adquirindo a forma aos poucos. Estamos trabalhando de maneira a dar celeridade com uma equipe grande de funcionários à disposição. Avançamos no sentido de volta para Manaus, vindo de Manacapuru, com um percentual bom e um trabalho constante. Hoje é possível ver a estrada com o alargamento”, destacou a engenheira Ana Lúcia de Matos, responsável pela fiscalização da obra pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).

obras-da-estrada-manoel-urbano-fotos-valdo-le_o-40

Análises em laboratórios – A fiscalização da execução da obra também é acompanhada da coleta de material e testes laboratoriais sobre a qualidade do serviço. Itens como a umidade do terreno e a composição da camada asfáltica são analisados em laboratórios. “Mais que tudo é a qualidade que você tem que prezar em cima de um trabalho como este. É o controle, você estar presente, e verificando o tempo inteiro se o material está seguindo as normas e parâmetros de engenharia. Se não estiver, tem que refazer. Tudo aqui gira no sentido de deixar uma estrada para que ela flua com segurança e conforto para as pessoas”, afirmou a engenheira.

obras-da-estrada-manoel-urbano-fotos-valdo-le_o-62
Motoristas que trafegam pela AM-070 destacam a importância da obra. Segurança e o desenvolvimento da região são pontos mais mencionados. Segundo a corretora de lotes Marisa Salgado, que mora em Iranduba, a duplicação já está trazendo resultados. “Acredito que vai ajudar a diminuir os índices de acidentes aqui na região. Eu moro no Cacau Pirêra e já perdi alguns amigos devido às condições da estrada. Acredito que só tem a melhorar para os agricultores, para as pessoas aqui da região”.

Mario Dantas