Divulgada lista dos 5.218 selecionados do Programa Bolsa Idiomas

By -
“Vamos fazer uma segunda chamada usando o contingente de reserva para ver se chegamos mais próximo das dez mil vagas ofertadas", disse Artur Neto

“Vamos fazer uma segunda chamada usando o contingente de reserva para ver se chegamos mais próximo das dez mil vagas ofertadas”, disse Artur Neto

Cinco mil, duzentos e dezoito estudantes foram classificados para ingressar no Programa Bolsa Idiomas (PBI) este ano. O resultado da primeira chamada do edital 2016 foi divulgado nesta sexta-feira, 19, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, no Palácio Rio Branco, no Centro. Os alunos contemplados devem entregar a documentação exigida nos dias 25 e 26 deste mês para garantir a vaga.

A lista dos selecionados vai estar disponível para consulta a partir deste sábado (20), no site do programa Bolsa Idiomas e nas redes sociais da Prefeitura de Manaus.

De acordo com o prefeito, este ano mais de 12,2 mil estudantes se inscreveram para concorrer a uma das dez mil vagas ofertadas pelo programa. De acordo com ele, esse é o resultado de um trabalho que deu certo, e que apesar de toda crise Manaus continua trabalhando para promover cada dia mais qualidade de vida e qualificação digna aos manauaras.

“Vamos fazer uma segunda chamada usando o contingente de reserva para ver se chegamos mais próximo das dez mil vagas ofertadas, porque foi isso que acordamos com as escolas parceiras. Essa é uma forma de nós, com poucos recursos e muita criatividade, oferecermos aquilo que nosso povo precisa. Primeiro a graduação no terceiro grau, depois a bolsa idiomas e em breve a bolsa pós-graduação. Tudo isso porque o mercado está cada dia mais exigente e seletivo”, destacou o prefeito.

artur-neto-bolsa-idiomas-2A diretora-geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Luiza Bessa Rebelo, informou que a prefeitura ofereceu mais de dez mil bolsas integrais (100%) e parciais (75% e 50%) em oito escolas de idiomas da cidade. De acordo com a Espi, as bolsas contemplam, além das mensalidades, a taxa de matrícula e material didático por todo o tempo de duração do benefício.

Este anos, entre as escolas que aderiram ao edital 2016 do Programa estão Yes Idiomas, Aslan, Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), My Way Idiomas e Inglês e Companhia. Além delas, também são parcerias as Instituições de Ensino Superior (IES) Nilton Lins, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), que também contam com cursos de línguas estrangeiras.

“Isso amplia a credibilidade do programa. Aqui tivemos a participação de representantes de escolas que estão desde a primeira edição do Bolsa . Todos eles acreditam no programa porque é gerenciado de uma maneira transparente, compartilhada entre as instituições e nós da prefeitura, então, eles passam a acreditar em nós e no poder público”, disse Bessa.

Documentação

De acordo com a diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, todos os estudantes contemplados devem comparecer à sede da unidade, na avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Bloco D, Parque das Laranjeiras para entregar toda a documentação exigida nos dias 25 e 26 deste mês. Ela explicou que somente depois da certificação é que o aluno estará apto para fazer a matricula na escola escolhida.

“Para ele (estudante) ter efetivamente o benefício da bolsa, deve cumprir essa outra etapa. Então, a gente convoca todos os contemplados para que compareçam na quinta e na sexta-feira, de 8h às 17h  na Escola do Serviço Público, porque já estaremos lá preparados para recebê-los”, informou a diretora.

Roberto Brasil